A prefeitura de Porto Velho abrirá Chamamento Público para selecionar uma Organização Não-Governamental (ONG) que ficará responsável pelo cuidado aos animais errantes que vivem pelas ruas da cidade. O assunto foi tratado na última semana em uma reunião entre secretários na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Participaram do encontro os secretários Domingos Sávio (Semusa), Carlos Guttemberg (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), Jorge Elarrat (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), Márcia Luna (Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), além dos adjuntos da Semtran e da Semur.
Coordenador do encontro, o secretário Domingos Sávio informou que, por determinação do prefeito Mauro Nazif, o município precisava encontrar uma solução para os problemas causados por animais errantes que vivem pelas ruas. Como no momento o município não tem essa estrutura a saída foi a assinatura de um convênio com uma ONG.
O objetivo da medida é oferecer atendimento médico-veterinário a animais abandonados em vias públicas, vítimas de atropelamento, maus tratos ou em estado de vulnerabilidade. Para isso, a prefeitura disponibilizará uma área à ONG que for selecionada na Chamada Pública que será cedida por meio de comodato por um período ainda a ser estipulado.
Também será montado um projeto para ser desenvolvido onde constará as atribuições da ONG no tratamento desses animais. “Essa foi a saída encontrada para resolver esse problema, enquanto o município se estrutura para assumir de forma permanente essa atribuição”, explicou o secretário Domingos Sávio.
Fonte: Comdecom/Joel Elias | Fotos: Medeiros