A cidade de São Paulo (SP) começa, nesta quarta-feira (15), a receber delegações de atletas vindas de 20 países para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017.
Cerca de 800 atletas com idades entre 13 e 21 anos participam da competição, sediada no Centro de Treinamento (CT) Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, de 20 a 25 de março. O acesso às competições será gratuito, sujeito à lotação dos espaços.
A programação inclui disputa em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
Foram convocados 172 atletas pela delegação brasileira, que disputarão todas modalidades. Na edição anterior, realizada em 2013 na capital argentina, Buenos Aires, o time brasileiro liderou o quadro de medalhas com 209 pódios, sendo 102 de ouro.
“Como a maior delegação e o país-sede dos Jogos de São Paulo 2017, esperamos mais uma vez alcançar o topo do quadro geral de medalhas, como já aconteceu nas edições de Buenos Aires 2013 e Bogotá 2009”, destaca Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
Ele declara que os Jogos Parapan-Americanos de Jovens representam um estágio fundamental de desenvolvimento na carreira de nossas jovens promessas do esporte. “Elas poderão, daqui a três anos, brilhar na Paralimpíada de 2020”, disse Parsons.
Lorena Spoladore, do atletismo, se destacou no Parapan em Buenos Aires e, três anos depois, tornou-se medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, bronze no salto em distância, classe T11 (cego total).
“Foi uma das primeiras competições internacionais que fiz, e acho que tem total importância para os atletas, porque o faz sentir como é estar em alto nível. É fundamental também para a renovação dos países”, disse a atleta
Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa