Ipam tem novo cartão de identificação

Ipam_Cartões_800px4DSC00488_004.jpg

Os beneficiários do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) contam agora com um novo cartão de identificação. As antigas carteirinhas, feitas de papel, ainda são válidas, mas devem ser trocadas pelo novo cartão de PVC.

A impressão do cartão e a foto digital para identificação do usuário estão sendo feitos na própria sede da instituição. “Até ontem, havíamos feito apenas quatrocentos e oitenta trocas, o que é muito pouco no universo dos vinte e seis mil usuários da rede. Dessa forma, estamos pedindo aos servidores que venham até a sede para fazerem seus cartões”, disse a coordenadora de Assistência Médica, Marinalva Trajano.

Ipam_Cartões_800px4DSC00483_003Para realizar a troca da carteirinha antiga pelo novo cartão, os beneficiários devem se dirigir à sede do Ipam, das 08 às 13h30min, em dias úteis, portando o contracheque e um comprovante de residência. O Ipam está aproveitando o momento para também reavaliar os cadastros. “Muitos servidores estão com endereços desatualizados, outros estão migrando para o Serviço Público Federal, há muitos casos de dependentes que se tornaram maiores de idade, enfim, o momento é oportuno para que realizemos uma reavaliação cadastral de todos os beneficiários”, observou Marinalva.

Ao adquirirem o novo cartão, as pessoas assinam um termo de compromisso de zelo pelo novo documento. O primeiro cartão não terá nenhum custo, mas segundas vias só poderão ser retiradas mediante uma taxa, cujo valor ainda está sendo pensado pela equipe técnica do Ipam. Entre os benefícios da troca, conta-se o fato do cartão ser mais resistente e ter melhor portabilidade. Para as instituições que fazem parte da rede do Ipam, há o benefício de ter agora acesso à ficha do servidor, de forma a poder saber se ele continua como pertencente ao sistema. Os hospitais e as clínicas poderão fazer a conferência on line.

O Ipam estuda a possibilidade de inserir um código de barras ao novo cartão, que possibilitaria agendar atendimentos diretamente nas instituições, sem a necessidade de passar pelo setor de atendimentos. A pessoa poderia passar o cartão diretamente nas instituições de cobertura do Ipam e agendarem suas consultas e outros serviços. “Ainda não temos um prazo estabelecido para que esse serviço passe a ser incorporado ao novo cartão. Por enquanto, o que já é possível é a consulta de cadastro por meio do cartão, a fim de se saber quem vigora entre os registros de beneficiários do sistema”, explicou.

Os cartões são de dois modelos de cores, os de tarja azul são dos servidores municipais associados ao Ipam e os de tarja verde são dos dependentes de servidores.

Fonte: Comdecom / Renato Menghi

Fotos  Roseval Guzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top