A iluminação de Natal em Porto Velho está sendo programada pela prefeitura em parceria com o governo estadual que, por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), está trabalhando para fazer a ornamentação e iluminação de diversos prédios públicos na cidade. A entrega conjunta da ornamentação natalina deverá ocorrer, conforme combinado, em 6 de dezembro.
O governador Confúcio Moura reuniu-se com o prefeito Hildon Chaves e primeira-dama Ieda Chaves para conhecer o projeto de iluminação “Natal – Porto de Luz”, do município, e a proposta do governo. A equipe da Sugesp está fazendo registro de preço de todo material necessário para a iluminação, e a execução dos trabalhos será feita pelo próprio órgão, explicou a diretora-executiva Maria Duda Vale da Silva.
Com aval do governador, a Sugesp irá fazer registro de preço também do material necessário para aquisição por parte da prefeitura.
O projeto da prefeitura contempla cascatas, um presépio 3 D e chafarizes na praça João Nicoletti, sede do executivo municipal, cujo prédio será iluminado. O ponto alto da proposta terá como cenário a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – será executado um túnel da entrada até a sede administrativa, indo à casa do Papai Noel, com crianças colocadas nas janelas da locomotiva para apresentar cantatas de Natal. Os galpões serão revestidos de iluminação.
Segundo o assessor do gabinete da prefeitura Wolmer Eliud Neves Jr., haverá tendas para que o público não fique vulnerável à chuva, e o ato simbólico de lançamento da ornamentação na cidade será feita no pátio da EFMM.
O projeto prevê ainda iluminação em pelo menos 370 árvores, e kits em fibra translucida de enfeites natalinos nos canteiros da avenida Jorge Teixeira, além da instalação de postes paralelos com cabos de aço de 10 metros para colocação de ornamentos nas avenidas Carlos Gomes, Jatuarana e Sete de Setembro. A prefeitura também irá fazer ornamentação do prédio do Mercado Central e prédio do Relógio.
A decoração natalina proposta pelo governo estadual prevê iluminação do ginásio Claudio Coutinho; dos prédios onde funcionam a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a Policlínica Oswaldo Cruz e todo o complexo hospitalar localizado na avenida Jorge Teixeira; o Palácio Presidente Vargas e toda a quadra onde se localiza será iluminada; escola estadual Murilo Braga (incluindo iluminação da rua) e o Palácio Rio Madeira.
A novidade em relação ao ano passado é a colocação de uma árvore de natal de 36 metros suspensa, na área central do Palácio Rio Madeira, e iluminação não apenas dos prédios centrais mas também nas laterais, onde ficam os prédios das Secretarias da Educação (Seduc) e Saúde (Sesau). A avenida Farquhar também será iluminada pelo governo estadual.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia