O licenciamento das obras de manutenção da BR-319 (Manaus-Porto Velho) deve sair nesta sexta-feira, segundo garantiu a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura e Serviço do Senado realizada ontem. Com a licença do órgão ambiental, o Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transportes (Dnit) vai determinar a retomada dos trabalhos de manutenção no chamado trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319.
Ibama deve liberar licença da BR-319 nesta sexta
O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, disse que as declarações da representante do IBAMA estão sendo aguardadas com muita expectativa não só pelo setor produtivo dos dois estados, mas também pelos representantes políticos. “Todos sabem do que significará a recuperação da 319 para Rondônia e Amazonas. Essa conquista é uma das bandeiras levantadas pela Fecomércio-RO. Temos a partir de Manaus um mercado consumidor atrativo interessado no comércio de nossos produtos.
A notícia não poderia ter sido melhor”, avaliou. Raniery lembrou também que outras obras de grande impacto econômico como a dragagem da hidrovia do Madeira, a construção da ponte interligando Guajará-Mirim à Bolívia, e até a ferrovia Transoceânica são empreendimentos que farão de Rondônia um dos principais polos exportadores da região Norte e do País. “Não podemos nos esquece do papel fundamental dos nossos representantes políticos em Brasília que sempre lutaram ao lado do setor produtivo por essa realidade. Esse é um sonho que Rondônia já acalenta há décadas”, avaliou.
Fonte: Fecomércio / Luis Carlos Ribeiro