O deputado Hermínio Coelho (PDT) defendeu ontem (4), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa a necessidade de se resolver com urgência o impasse relativo a garimpagem do rio Madeira. Segundo ele, é preciso garantir mecanismos para que estas pessoas possam trabalhar sossegadas e garantir o sustento de seus familiares.
Após manter conversações com garimpeiros e representantes de uma cooperativa ligada a este setor, o deputado Hermínio Coelho se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PMDB). Ficou acertada uma reunião na próxima quinta-feira (6), para tratar da exploração da garimpagem do Rio Madeira, observando rigorosamente 5 quilômetros, após a ponte.
Ainda segundo o deputado, a reunião que será na Assembleia Legislativa contará com as presenças do chefe da Casa Civil do Governo, Ermerson Castro, membros da Sedam e do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM, além da representação dos garimpeiros. Hermínio Coelho informou que constará da pauta também a questão do parcelamento do pagamento do licenciamento ambiental.
FIES
O deputado Hermínio Coelho também defendeu durante sessão plenária da ALE, o encaminhamento de documento a bancada federal rondoniense, no sentido de agilizar a questão do repasse de recursos do Fundo de Investimento da Educação Superior-FIES. Vários acadêmicos estiveram na ALE, protestando e manifestando preocupação, pois correm riscos de ficarem prejudicados.
Fonte: ALE/RO – DECOM