Com o tema “Construção do sistema Estadual de Direitos Humanos de Rondônia: Democracia, Justiça, Igualdade e Participação Social”, será aberta às 19h desta terça-feira (1), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que tem por objetivo propor, avaliar, construir, dialogar a política em Rondônia. Entre as diretrizes para as varias políticas envolvidas no evento, estão a Assistência Social, Educação, Saúde, Transporte e Acessibilidade, Segurança Publica e Participação Social.
De acordo com a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, a principal proposta da conferência é reunir representantes do governo e da população para debater os desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas aos direitos humanos. “O espaço será uma boa oportunidade para a expansão e melhoramento desta política que tem em sua história grandes desafios. O governo de Rondônia acredita que é nestes espaços que a sociedade, juntamente com o poder público, irá melhorar os direitos humanos”, disse a secretária.
O encontro faz parte das etapas preparatórias para a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada de 27 a 29 de março, em Brasília. As discussões seguirão três eixos temáticos: Afirmação e fortalecimento da democracia; Garantia e universalização de direitos; e Promoção e consolidação da igualdade. Poderão ser apresentadas, no máximo, cinco propostas por eixo.
O evento tem a parceria do Conselho Estadual de Direitos Humanos.
Fonte: Leandro Morais