Governador diz que Rondônia tem potencial para ajudar na reconstrução do Brasil

Rondonia-Ruaral-Show-Confucio-Foto-Marcelo-Gladson-768x512.jpg

A recuperação do Brasil é responsabilidade do cidadão empreendedor, e o rondoniense é fundamental para esta reconstrução. Com esta afirmação, o governador Confúcio Moura traça um panorama da atual conjuntura política e econômica brasileira e ressalta que a recuperação do País passa, necessariamente, pelo povo brasileiro, em geral, e que a população de Rondônia tem papel fundamental nessa reconstrução.

Confúcio considera positivas as expectativas futuras a partir de ações planejadas e executadas pelo governo do Estado em sintonia com as comunidades rurais e urbanas, em todos os segmentos.

Durante a 6ª Feira Rondônia Rural Show, realizada de 24 a 27, Confúcio destacou que a coragem do povo brasileiro fará com que este momento difícil que o País vive fique para trás o mais rápido possível. A observação foi feita em função da crise política e econômica que se instalou em Brasília, nos últimos três anos.

“Rondônia não tomou conhecimento da crise”, disse Confúcio, completando que “enquanto o PIB [Produto Interno Bruto] nacional retraiu 3,5% em 2016, nosso estado cresceu mais de 3%. Isso significa um crescimento acima de 6%, comparado à retração do PIB nacional”, ressaltou.

Para o governador, o setor de agricultura é responsável direto por essa performance, visto que o estado tem vocação para a agricultura. “Estamos no caminho certo”.

SEGURANÇA

A Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) participou pela primeira vez da Rondônia Rural Show com duas finalidades. A primeira delas foi para garantir a segurança aos participantes com um sistema de vídeo de monitoramento que é implantado aos poucos em todo o estado. A segunda, comunicar com qualidade aos cidadãos e autoridades visitantes, o novo conceito de segurança pública pretendido pelo governo em estado avançado de execução.

Para o secretário Lioberto Caetano, o esforço do governo de Rondônia em fazer o que chama de ‘dever de casa’ é essencial para promover o crescimento. Ele aborda a necessidade de a segurança das pessoas caminharem junto a esse viés de crescimento que se efetiva desde a assunção de Confúcio Moura no governo em 2011.

O fato de Rondônia ter características agrícolas faz com que o estado planeje ações de segurança a médio e longo prazos, que inclui o homem do campo, tendo em vista a vasta região de fronteiras. Bem planejado, o estado se desenvolverá, sem trazer para os limites da região, o ônus inerente a qualquer crescimento econômico e, principalmente, populacional.

“Crescemos o dobro que a média nacional do PIB, que retraiu 3,5%. Este crescimento, de conhecimento público, tende a trazer novas pessoas para investir em Rondônia. Daí a necessidade do enfrentamento da criminalidade para que cidadãos rondonienses e novos investidores que venham de fora se sintam seguros num dos estados que mais crescem no País”, disse Caetano.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top