Futebol masculino da seleção brasileira deu o pontapé inicial na Rio-2016

040816-FUTEBOL-OLIMPIADAS.jpeg

Nesta quinta feira (4), no Estádio Mané Garrincha em Brasília, a seleção ficou no empate no início da disputa da inédita medalha de ouro olímpica no futebol. Mesmo com um jogador a mais na maior parte do segundo tempo, o time comandado por Rogério Micale não conseguiu superar a defesa da África do Sul.

O treinador chegou a escalar o time com quatro atacantes ao colocar Luan no lugar de Felipe Anderson logo após a expulsão do volante Mothobi Mvala, mas os africanos mantiveram o placar em 0 a 0.

O goleiro Khune foi o destaque da partida. Com defesas difíceis, ele garantiu o resultado no péssimo gramado do Mané Garrincha. Em contrapartida, o atacante Neymar teve uma atuação discreta na estreia da seleção. Do trio de ataque, o santista Gabriel foi o mais lúcido.

Com o resultado, as quatro seleções do grupo estão empatadas. Antes, Dinamarca e Iraque também empataram pelo mesmo placar.

No próximo domingo (7), a seleção brasileira enfrenta o Iraque, novamente em Brasília. O time nacional fecha sua participação na fase de grupos contra a Dinamarca, na próxima quarta (10), em Salvador.

O JOGO

A África do Sul deu o primeiro susto. Aos 3min, Mothiba perdeu na cara do gol após falhas sucessivas de Marquinhos e Rodrigo Caio.

O Brasil se acertou em campo depois do ataque perigoso adversário. Os jogadores trocavam passes e faziam triangulações. Mesmo assim, os africanos conseguiam segurar o trio de ataque.

Aos 15min, Gabriel Jesus desperdiçou a primeira boa oportunidade. Dentro da área, ele não chegou na bola num belo lançamento de Gabriel.

O jogo seguia equilibrado. Apesar de o Brasil manter a posse de bola, os africanos marcavam bem e conseguiam chegar no gol de Weverton, que teve que trabalhar. Inseguros, os defensores brasileiros facilitavam para os africanos nas subidas.

A seleção chegava com jogadas individuais. Neymar apareceu pouco. Felipe Anderson foi ainda mais tímido.

A torcida brasileira também não ajudou. Eles gritavam poucas vezes. A cada lance de efeito, os jogadores viraram para a arquibancada e pediam o apoio.

Os torcedores aplaudiam, mas voltavam a calmaria em seguida.

A África do Sul voltou da mesma forma. Trocando passes e marcando forte. Assim como no primeiro tempo, a primeira oportunidade foi deles. Aos 4 minutos, Masuku dá um belo chute após tabela com Dolly. A bola cruza todo o gol brasileiro deixando o Mané Garrincha em silêncio.

O lado direito da defesa brasileira era explorado com inteligência pelos africanos, que criaram uma série de oportunidades no início da segunda etapa pelo setor.

A torcida começava a dar sinais de impaciência.

O jogo melhorou para o Brasil, quando o zagueiro Mvala foi expulso. Ele cometeram duas faltas fortes na sequência. A primeira em Neymar. A outra em Zeca.

Com a vantagem numérica em campo, Micale decidiu ousar. Ele colocou Luan no lugar de Felipe Anderson e deixou o time com quatro atacantes.

Em seguida, o baiano escalou Rafinha na vaga de Renato Augusto, que saiu vaiado.

O atacante do Grêmio deu criatividade ao time. Aos 24min, Gabriel Jesus perdeu um gol incrível. Após Luan invadir a área e cruzar rasteiro, a bola passou por Gabriel e chegou fácil para Jesus. Dentro da pequena área, o palmeirense, no entanto, acertou a trave.

O gol parecia que não demoraria a sair. Mas o goleiro Khune não deixava. Ele fez uma série de defesas difíceis e garantiu o empate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top