Na noite desta terça-feira (13) às 21h33 – horário de Brasília, chegou a Chapecó, Santa Catarina, o avião que trouxe dois sobreviventes do acidente aéreo que levava o time da Chapecoense. O jogador Alan Ruschel e o radialista Rafael Henzel foram recebidos com festa.
A viagem durou cerca de nove horas. O jato UTI da Força Aérea Brasileira, que trouxe Rafael Henzel e Alan Ruschel saiu do aeroporto internacional de Rionegro, na Colômbia, pouco depois do meio dia, horário de Brasília. O avião fez duas escalas para reabastecimento, em Manaus e em Brasília.
Foram 15 dias de espera até o retorno a Chapecó. Depois do pouso, a remoção foi lenta e cuidadosa. Quase meia hora para descer as duas macas do avião. Rafael e Alan saíram do aeroporto em duas ambulâncias.
A família de Rafael Ruschel aguardava ansiosa no hospital, mas ainda não é hora de voltar para casa. Por enquanto, eles só trocaram de hospital. O tratamento que começou em Medellín continua em um hospital particular de Chapecó.
Quando as ambulâncias chegaram, uma festa já estava preparada na porta da emergência. Chapecó se emocionou com a volta dos sobreviventes do acidente.
Em São Paulo, o jogador da chapecoense Jackson Follman passou por uma cirurgia na tarde desta terça-feira. O estado de saúde dele é estável e deverá passar por outra cirurgia na perna esquerda nos próximos dias. Follman ainda não tem previsão de sair do hospital.