Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4), já às 7h, centenas de pessoas formavam grandes filas em frente à Ello Eventos, em Porto Velho, buscando um lugar adequado para serem atendidas, destacando as questões relativas às dívidas como Imposto sobre Veículo Automotores (IPVA), que dominou os atendimentos nesse primeiro dia. A oportunidade de negociação de débitos com o estado segue até a próxima terça-feira (09).
Assim como Honório Alves da Silva, 61 anos, praticamente todas as pessoas da ponta da fila buscavam uma solução para suas dívidas, como o imposto de veículos. Segundo ele, a situação ficou difícil, e acabou atrasando o recolhimento das parcelas do IPVA de seu veículo nos últimos três anos pelas dificuldades financeiras que vem enfrentando, agravadas no último ano pelo ambiente da crise econômica que o País vive.
Atendido no guichê da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Honório conseguiu negociar uma dívida de R$ 2.800, com o parcelamento em sete vezes, ficando legal com o fisco estadual e sem pendência nos órgãos de proteção ao crédito. “Graças a Deus estou aliviado, e muito satisfeito”, disse.
Bem perto, no estande da Procuradoria Geral o Estado (PGE), os procuradores Pedro Simões (Procuradoria da Dívida Ativa) e Daniel Leite (Procuradoria Fiscal) eram só otimismo. Segundo eles, a previsão, conforme já anunciou o procurador-geral, Juraci Jorge da Silva, é de que passem pelo crivo da PGE grande volume de processos de negociação de dívidas fiscais (Sefin), que pode resultar numa arrecadação (negociação) de cerca de R$ 250 milhões.
O atendimento foi intenso em praticamente todos os estandes, o Mutirão Fiscal segue até terça-feira, dia 9, inclusive no sábado e domingo.
Fonte: SECOM