Em homenagem aos 195 anos de independência do Brasil, o governo de Rondônia, com o apoio da prefeitura da capital, 17ª Brigada de Infantaria e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), prepara para esta quinta feira (7) a partir das 17 horas, o Desfile Cívico-Militar, em Porto Velho, na avenida Migrantes, no trecjo da avenida Jorge Teixeira com as ruas Antônio Lacerda (à direita) e Santa Barbara (à esquerda), antes da avenida Rio Madeira. Tudo preparado com uma estrutura bem maior e com mais conforto para atender ao público que vai prestigiar o desfile.
Transporte
A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), informou que, para facilitar o deslocamento das pessoas até o local onde haverá o desfile de 7 de Setembro, na Avenida Imigrantes, será disponibilizada uma linha de ônibus exclusiva para o evento, com 4 ônibus e frequência de 15 minutos partindo do terminal central.
O horário de funcionamento será das 16h30min às 21horas.
Na ida até a Avenida Tiradentes, o ônibus fará o segunte trajeto: Terminal Central à rua Euclides da Cunha, Avenidas Farquar, Imigrantes, Jorge Teixeira, rua Benedito Souza Brito e rua Santa Barbara.
No retorno ao terminal o itinerário será esse: Rua Aparício de Moraes, Avenidas Jorge Teixeira, Imigrantes, Farquhar, 7 de setembro, Rogério Weber e Terminal Central.
Infraestrutura
De acordo com a equipe do Departamento de Relações Públicas e Cerimonial do governo, além do camarote 40×5 metros, climatizado, com capacidade para 500 pessoas, entre autoridades civis e militares e convidados, estão sendo montadas arquibancada com capacidade para quatro mil pessoas, 17 tendas cobertas para prevenção à chuva, e disponibilizados 1.100 cadeiras, enquanto que no ano anterior foram apenas 300; e 50 banheiros térmicos, 20 a mais que em 2016.
Do total de tendas, nove são no tamanho 10×10, seis de 5×5 e duas de 8×8, essas últimas reservadas aos músicos. A novidade é que três tendas de 10×10 ficarão em frente ao camarote e serão destinadas, exclusivamente, aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As demais serão distribuídas em vários pontos da avenida. Outra alteração também foi feita na extensão do gradil que separa o público das pessoas que estarão desfilando. Neste ano serão quatro mil metros, dois mil a mais.
Com relação à segurança, conforme o capitão Renato Suffi, chefe do setor de Comunicação Social da Polícia Militar, haverá policiamento preventivo no entorno e no local do evento, policiamento de trânsito para garantir a fluidez do tráfego e agentes do Serviço de Inteligência que estarão circulando à paisana. São mais de 400 policiais escalados para o dia. Já nas proximidades do camarote haverá destacamento da PM e do Exército; e para os casos de emergência ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas da PM estarão de prontidão na esquina da rua Santa Bárbara, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros estará na rua Uruguai.
Programação
A programação prevê que o dispositivo militar estará pronto às 16h40, enquanto que a revista da tropa pelo comandante da 17ª Brigada, general José Eduardo Leal de Oliveira, será às 17h20; revista da tropa pelo governador Confúcio Moura, acompanhado do general, às 17h40; pedido de autorização para início do desfile às 17h55; início do desfile militar, incluindo o motorizado (viaturas operacionais e administrativas, barcos e ônibus da PM, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha), às 18h; início do desfile estudantil (14 escolas), 18h40; início do desfile de entidades e organizações sociais, 19h40; e o término às 20h10.