SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Três delegados da Polícia Federal foram presos nesta quinta-feira (14) acusados de corrupção envolvendo investigações que eles próprios conduziam. Os delegados Ulisses Francisco Vieira Mendes, Rodrigo Leão e Carlos Basto Valbão pertencem à Delegacia de Combate a Crimes Previdenciários da PF em São Paulo. Mendes foi o diretor da delegacia até o ano passado.
Eles estão presos na Superintendência da PF, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo. Mendes foi chefe da delegacia de repressão ao crime previdenciário até o ano passado. Valbão, que começou na Polícia Federal como agente, já havia sido alvo de investigação por corrupção.
Os três policiais eram os principais investigadores de crimes contra o INSS em São Paulo. Em 2013 eles prenderam uma quadrilha formada por funcionários e peritos do INSS de Osasco e Carapicuíba que vendia benefícios, como aposentadorias por invalidez a pessoas saudáveis. Na ocasião os delegados estimaram que as propinas chegaram ao montante de R$ 5 milhões.