As obras da Praça Pequeno Vitor Emanuel, no terreno localizado entre as ruas Carlos Mendonça, Getúlio Vargas e avenida Migrantes, serão retomadas pela Prefeitura de Porto Velho. O anúncio sobre o serviço foi feito aos moradores do local, durante solenidade na noite de quinta-feira (30).
A empresa Delta, contratada pela Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), assumiu a obra, que deve ser executada em até 180 dias. O valor do investimento é de mais de R$900 mil reais, recursos do Ministério das Cidades, com contrapartida de 5% do município.
O projeto contempla demolição dos equipamentos existentes (banco e estrutura de brinquedos não finalizada) e o aproveitamento da arborização existente. Haverá a adição de 34 novas árvores e mais de 100 mudas para os jardins, visando aprimorar a estética e melhor aclimatar o local; bancos e canteiros circulares aproveitando o sombreamento da vegetação e mesas para jogos e socialização; dois parquinhos para atividades infantis, com balanços, labirintos tubulares, gangorras, bancos, escorregadores e escadas, cercados por guarda corpo para maior segurança dos frequentadores; pista de caminhada; equipamentos para atividades físicas; novas calçadas com rampas e acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção; mapa de localização e caminhos podotáteis para pessoas com visão reduzida; 25 vagas de estacionamento, sendo 15 para motocicletas e 10 para carros, duas delas para pessoas com deficiência; e área de convivência com 310m² em formato circular, com três níveis de arquibancadas para reuniões da comunidade e eventos culturais.
Ao dar a notícia, o prefeito Mauro Nazif lembrou que o conjunto foi o primeiro a se instalar na capital, na região considerada por ele como parte da história do município. “Eu fico muito contente de estar voltando aqui, pois temos um carinho enorme pelo Santo Antonio e pelo Marechal, os primeiros de Porto Velho, é onde a gente se sente em casa. Isso é história e em nenhum momento a gente pode deixar isso desaparecer”, comentou ao reforçar que a praça trará benefícios a população.
A titular da Sempre, Amélia Afonso, contou que, ao assumir a Secretaria, a obra já havia sido iniciada, mas não estava avançando. “A antiga empresa cometeu alguns atos que não deveria. Tivemos que abrir processo de inadimplência, provar que ela tinha terceirizado cem por cento e isso leva um prazo. Enquanto caminhava a parte administrativa, a gente refez e atualizou tudo, preço e melhorias no projeto. Agora sim, vai começar para finalmente entregarmos”, detalhou.
Os moradores, representados pela Associação Comunitária do Conjunto Santo Antonio (ACCSA), receberam bem o anúncio. “O benefício de uma praça é a interação com as famílias, o lazer e a oportunidade para que o cidadão possa desfrutar do espaço”, comemorou João Bosco Costa, ao frisar que a área deverá beneficiar pelo menos seis bairros do entorno.
Também estiverem presentes durante o anúncio os secretários municipais Vicente Bessa, Francisca das Chagas, Antonio Geraldo Affonso e Leonel Bertolin; os adjuntos, Láercio Cavalcante, Thiago Gazoni e Jandernoura Araújo; o coordenador municipal de Juventude, Bruno Eduardo.
Fonte: Renata Beccária
Fotos Medeiros