Confiança do comerciante volta a ficar positiva após dois anos

compra.jpeg

Com o avanço das reformas econômicas, a confiança na economia voltou a ser positiva para o setor de comércio. Em abril, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 2,1% em relação ao mês anterior e atingiu 102,3 pontos. Com isso, passou a figurar na chamada zona de avaliação positiva – quando o indicador supera 100 pontos – pela primeira vez desde fevereiro de 2015.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador avançou 27,7%, a décima alta consecutiva nessa base de comparação. Segundo o relatório, o desempenho positivo foi impactado por aumento em todos itens que integram a confiança do comerciante.

A percepção dos varejistas em relação às condições atuais da economia (+6%), o desempenho do comércio (+7,2%) e a condição da própria empresa (+4,2%) estiveram entre os principais itens responsáveis pela alta da confiança. A parcela dos comerciantes que avaliam a situação atual da economia como negativa recuou 2,9 pontos percentuais em relação ao mês passado.

Diante dessa avaliação, o subíndice que mede as expectativas do empresário do comércio também melhorou, avançando 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na visão de 82,1% dos entrevistados, a economia irá melhorar nos próximos meses, percentual acima dos 79,9% verificados em março.

Fonte: PortalBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top