A Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), reunida na manhã desta quarta-feira (19), debateu questões referentes ao atraso no repasse de parcelas do Proafi às escolas, bem como aprovaram projeto que orienta ao primeiro emprego.
O deputado Anderson disse que em visita a escolas da capital foi informado da dificuldade no recebimento das parcelas do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) que ainda não foi pago (nem o normal nem o adicional).
Adelino Follador (DEM) disse ter participado de reunião na Seduc em que os técnicos apresentaram números mostram que o pagamento de extras será muito complicado. “Talvez o pagamento deste Proafi extra e demais investimentos sejam prejudicados, pois para isso o Estado terá de investir mais do que os 25% legais”.
Para Follador o Proafi foi o melhor recurso criado pelo Governo, pois concede autonomia às escolas e agiliza a compra de materiais e merenda junto à comunidade, valorizando a economia local.
Desta forma foi aprovado requerimento para que a Seduc encaminhe informações dos processos referente a estes pagamentos.
Aprovado
O Projeto de Lei nº 593/17 de autoria do deputado Hermínio Coelho (PDT) que institui a semana da orientação educacional para o primeiro emprego em escolas públicas. O relator, deputado Anderson do Singeperon deu parecer favorável sendo acompanhado pelos demais.
Fonte: ALE/RO – DECOM