Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Frei Caneca, em Cacoal, receberam uma importante missão na manhã da terça-feira (18) a partir de agora eles são agentes mirins de trânsito.
O Projeto Mini Multa, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), tem como objetivo orientar e conscientizar crianças de até 12 anos, das redes públicas estadual e municipal de ensino, para se tornarem multiplicadoras junto aos familiares. “Por meio deste projeto, as crianças aprendem as regras básicas de trânsito, recebem a credencial de agente mirim e um bloco de mini-multa para autuar os pais e responsáveis quando cometerem erros no trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante.
Segundo ele, espera-se que por meio do projeto a conscientização das crianças sobre a importância de um trânsito seguro estenda-se também aos adultos.
A escola Frei Caneca é a primeira a receber o projeto Mini-Multa no município, que se estenderá a todas as escolas públicas de Cacoal. O aluno Eduardo Myata dos Santos Mendes, de 7 anos, já tem colocado em prática o que tem aprendido sobre o trânsito. “Eu aprendi muitas coisas nessas aulas. Aprendi que a gente tem que atravessar pela faixa e sempre sinalizar para que os outros fiquem sabendo para onde a gente quer ir. Também temos que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”, explicou.
Sobre o que Eduardo já ensinou aos pais, o garoto foi bem específico. “Falei para eles que não podem de jeito nenhum andar com a viseira do capacete aberta. Tem que fechar sempre. Também disse que eles não podem andar com aquele negócio do pescoço solto (cinta jugular). Tem que prender bem a fivela para o capacete não escapar”, enfatizou o agente mirim de trânsito.
A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, esteve presente na entrega das carteirinhas dos agentes mirins, ocasião em que lançou oficialmente o 7º Concurso de Desenhos e Frases de Cacoal, realizado pela prefeitura. Voltado aos alunos da educação infantil e ensino fundamental I e II das escolas públicas e privadas, o projeto tem como objetivo promover e estimular ações educativas de trânsito, por meio de desenhos e frases que despertem a responsabilidade do cidadão no trânsito. Neste ano, o Detran irá apoiar o projeto de prefeitura de Cacoal com a entrega de 12 bicicletas que farão parte da premiação aos alunos vencedores.
“Temos que estar unidos em um único propósito que é o nosso bem-estar. Ao trabalhar junto às crianças, além de estarmos preparando-as para o futuro, estamos também trabalhando para despertarmos a consciência dos adultos, em relação à segurança no trânsito. O Detran está fazendo um ótimo trabalho ao desenvolver este projeto dos agentes mirins, e agradecemos por contribuir com o nosso concurso de desenhos e frases”, ressaltou Glaucione.
Fonte: Assessoria