Três novos serviços estão sendo ofertados à população de Porto Velho pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM). A partir de agora os usuários que procurarem o CEM terão à disposição também atendimentos voltados à área de mastologia, cirurgias de cabeça e pescoço e exames de risco cirúrgico.O Centro também abriu novo horário no turno da noite.
Dessa maneira o CEM passa a atender das 07h às 21h. Com os novos serviços a unidade passa a oferecer mais de 23 especialidades, além de atendimento laboratorial, farmacêutico e exames de diagnósticos de imagens. O Centro hoje atende cerca de 600 pacientes por dia e a tendência é ampliar com a oferta dos novos serviços.
“Para chegar até o Centro de Especialidades Médicas o paciente deve, primeiramente, passar por uma unidade básica de saúde, onde o clínico geral avaliará e fará o encaminhamento necessário. No ano passado eram atendidas cerca de quatrocentas pessoas por dia. Neste ano, com as novas especialidades e o novo horário noturno, teremos cerca de setecentos atendimentos por dia. As unidades básicas de saúdes já podem encaminhar os pedidos de exames de mastologia, pois estamos com bastante vagas. Este é um exame às mulheres que estão com cisto, ou presentam alguma alteração na mama”, afirma Rosenilde Alexandrina, diretora do CEM.
Jandra Maria Castro de Oliveira, funcionária pública, levou a filha para realizar um eletrocardiograma. “Chegamos no início da tarde e depois do atendimento prioritário [idosos/gestantes] minha filha foi a primeira a ser atendida. Ela está sentindo muitas dores no peito, falta de ar e o médico da unidade de saúde passou um eletrocardiograma e raio “x”, comenta.
Rosenilde acrescenta que dentro de 60 dias funcionarão os equipamentos de ecocardiograma, monitorização ambulatorial da pressão arterial, holter e endoscopia. “Com estes aparelhos poderemos realizar uma série de exames e a nossa expectativa é de um aumento diário de mais cem pessoas”, finalizou.
Entre as muitas especialidades o Cem oferece gastroenterologia, cardiologista, neurologista, pediatra, nefrologia geral, endocrinologista, otorrinolaringologia, ginecologista, proctologista, cirurgião vascular, ortopedia, entre outros.
Fonte: Comdecom / Rebeca Barca
Fotos Roseval Guzo