O setor de captação de doadores da hemorrede estadual da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) começou a funcionar também aos sábados em Porto Velho, no período de 8h às 16h, para atender os voluntários da campanha “No jogo da vida você é a recarga. Doe sangue e salve vidas”.
A campanha iniciada dia 25 de novembro, Dia do Doador de Sangue, visa manter em níveis “razoáveis” os estoques de bolsas do Banco de Sangue para atender à demanda durante os festejos de Natal, Ano Novo e período de férias, quando muitos doadores viajam para outros Estados.
No final de ano, várias entidades dentre as quais a Escola de Sargentos da Polícia Militar, Instituto de Educação Somos Brasileiros (Iesb), Pastorais da Igreja Católica, Grupos de Evangélicos e, recentemente, associados da Embaixada São-Paulina, estão participando mais ativamente das doações.
A responsável pelo setor de Captação, assistente social Maria Luiza Pereira, disse que no período a previsão é de aumento de consumo de derivados de sangue na capital e municípios do interior, onde o Hemocentro Coordenador na capital atende a 100% dos hospitais da rede pública e às solicitações dos hospitais particulares.
Na capital e municípios do interior, a coleta é feita com o apoio das Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura e o Hemocentro Regional de Vilhena, mas todo o processo de análise e distribuição é realizado pelo Hemocentro de Porto Velho.
Maria Luiza explicou que a Fhemeron só não atende às solicitações quando na há o tipo de sangue solicitado, uma vez que o Banco não diferencia o hospital público do privado, procurando atender sempre à demanda com sangue de qualidade e em quantidade suficientes.
Neste sábado (6), a Fhemeron atenderá 40 doadores voluntários da Embaixada São-Paulina e outros 150 alunos do Curso de Sargento da PM.
A Escola de Sargentos da PM, que realiza atualmente uma gincana para arrecadar gêneros alimentícios e roupas para distribuir a pessoas carentes no final de ano, incluiu na programação a doação de sangue. Os doadores são mobilizados pelos pelotões que participam da gincana.
Sessenta alunos do curso de sargento já fizeram suas doações dia 28 último, último sábado de novembro.