A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) dá continuidade ao trabalho de substituição das lâmpadas amareladas por LEDs no Centro de Porto Velho. A Avenida Carlos Gomes da Governador Jorge Teixeira até a Farquar já recebeu a troca e está totalmente iluminada com a nova tecnologia. A agora as equipes Emdur estão na Avenida Pinheiro Machado, sendo que o trajeto da Farquar até a Campos Sales já está pronto.
“Quem passa no local à noite percebe logo a mudança. É uma verdadeira revitalização do Centro, que gera harmonia e produz mais segurança. Esta é uma troca importante. É uma vanguarda, pois estas são as primeiras lâmpadas LED instaladas em Rondônia. Somos pioneiros. A iluminação LED tem a característica de emitir mais luz e consumir menos energia do que os outros tipos de lâmpadas que haviam. Além de mais são econômicas não são nocivas ao meio ambiente. E possuem a vida útil maior”, afirma Gerardo Martins, presidente da Emdur.
O Presidente explica ainda que em maio a Empresa tem duas equipes trabalhando nos Distritos de Porto Velho, fazendo a manutenção, e oito na Capital, duas trabalhando na revitalização com LED e as demais estão nos bairros atendendo a demandas. “Temos vinte eletricistas e trabalhamos com nove equipes. Nosso horário é diferenciado, funciona de oito às quatorze e das dezoito à meia-noite. Em breve receberemos do fornecedor uma nova demanda das lâmpadas e daremos continuidade em outras ruas principais da cidade”, disse Gerardo.
A Prefeitura comprou mil lâmpadas de 150 watts cada, que vão iluminar doze Avenidas. O investimento de R$ 2 milhões e 250 mil vai beneficiar as Avenidas Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Dom Pedro II, Sete de Setembro, Nações Unidas, Almirante Barroso, Amazonas (da Brasília até a Rio Madeira), Campos Sales (entre Sete de Setembro e Jatuarana), Jatuarana (entre Campos Sales e BR-364) e Farquar da Imigrantes a até a Sete de Setembro.
Através do serviço 0800-64 26 331 a Emdur, a população pode entrar em contato diretamente com a Empresa e solicitar serviços de manutenção de luminárias, denunciar vandalismos e furtos. “O 0800 atende pedidos diários. Percebemos muitos casos de vandalismo e subtrações de cabos. Normalmente, se tem algum trecho na cidade que não está iluminado é porque ouve furto ou vandalismo do equipamento”, finalizou Gerardo.