Ações da prefeitura no Orgulho do Madeira são discutidas em reunião

orgulho_madeir2000x4001.jpg

As questões da habitabilidade e a implantação de infraestrutura no conjunto residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana, Zona Leste da capital, foram debatidas em uma reunião conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro foi nesta sexta-feira (20), na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA).

Participaram da reunião os secretários Jorge Elarrat (Sempla), Geraldo Affonso (Semdestur), Márcia Luna (Semur), Antônio Jorge (Semtran) e Edjales Benício (Sema); os adjuntos Jandernora Alves (Semed) e José Coutinho (Semusa); os coordenadores Bruno Eduardo (Juventude) e Vanusa Machado (Mulheres); além de representantes da Semagric e da Semas.

seminario_conferencia_800x4003Segundo Jorge Elarrat, o encontro foi essencial, visto que o município e o estado necessitam encontrar soluções conjuntas para trabalhar a questão da qualificação do Orgulho do Madeira com o intuito de fortalecer a condição de urbanização do conjunto residencial e também da inserção dos moradores no mercado de trabalho, a partir de melhoria da renda das famílias que residem no local.

“São basicamente duas propostas. Uma trata diretamente questões como iluminação pública, segurança, transporte urbano, educação, saúde, ou seja, todo o aparelhamento urbanístico do local. O outro eixo é a inserção econômica das pessoas, com o fortalecimento de suas potencialidades produtivas com a capacitação, oferecimento de consultorias para montagem de pequenos negócios, a fim de garantir a sustentabilidade do conjunto”, explicou o titular da Sempla.

Também serão trabalhadas outras questões como o empoderamento de grupos minoritários, entre eles o de mulheres e de jovens, com a conscientização e a participação desses grupos de forma mais efetiva da vida social do local onde essas pessoas vivem. O objetivo é encontrar uma agenda comum, criar um cronograma e tentar fazer de tal sorte que aquele espaço um local mais agradável e humano de se viver”, complementou Elarrat.

Entre as propostas apresentadas pela prefeitura que podem ser implantadas no Orgulho do Madeira, estão projetos de inclusão digital e de prevenção ao uso de drogas, artesanato, reciclagem e coleta seletiva de lixo, economia solidária, criação de espaços esportivos e de lazer, horta comunitária e educação ambiental.

Fonte: Comdecom / Joel Elias

Fotos Frank Néry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top