Perder na semifinal deve ter sido duro para Mayra Aguiar. E quem sofreu com a raiva da brasileira foi a cubana Yalennis Castillo. Ela precisou de quatro minutos para vencer, mas desde o primeiro minuto teve tanta vontade que nem mesmo a rival parecia acreditar ser capaz de tirar a medalha Brasil. Assim, o Brasil ficou com o bronze na categoria até 78 kg.
Apesar de a vitória ter sido apenas por um yuko, Mayra dominou a luta e por pouco não venceu por imobilização no primeiro minuto. A rival conseguiu se defender. A brasileira tentou novamente terminar o combate antes dos quatro minutos, mas a cubana acabou se segurando até o final.
Yalennis Castillo é apenas a número 61 do ranking mundial, mas tem uma medalha de prata em seu currículo, conquistada em Pequim.
Na final da categoria até 78 kg a maior rival de Mayra: Kayla Harrison consagrou-se campeã olímpica sobre a algoz de Mayra na semifinal.
O Brasil tem agora dois judocas ainda na Rio-2016. Maria Suelen Altheman e Rafael Silva entrarão no tatame nesta sexta (12) a partir das 10h.