O PJB-2016 acontece na Câmara dos Deputados em Brasília, entre nos dias 26 a 30 de setembro. Alunos de todo o país simulam a jornada dos deputados federais.
O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está na décima terceira edição e atua para despertar nos jovens a reflexão crítica sobre a importância da representação política. Para tanto, ao longo de uma semana, os parlamentares jovens brasileiros, assistem à palestras, participam de workshop e oficinas, além de seguir a rotina dos parlamentares: formam chapas, elegem a mesa diretora, elaboram pautas, reúnem-se em comissões e atuam nas sessões deliberativas.
Neste ano, o programa contou com 1.425 inscritos. Foram selecionados 78 projetos propostos por estudantes do ensino médio de todo o país.
O estado de Rondônia será representado pela aluna Jéssica de Oliveira Pomaroli Moreira, da Escola Carlos Drumond de Andrade da cidade de Presidente Médici. Seu projeto dispõe sobre a criação de pontos de coleta de medicamentos vencidos ou deteriorados.
Como participar
Para participar o aluno deve estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e ter entre 16 e 22 anos. O estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição na sua escola ou diretamente na Secretaria de Educação do seu estado. Compete à Secretaria de Educação proceder a avaliação e triagem inicial. Depois os projetos selecionados são encaminhados para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam cada um deles de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. As propostas devem ser de abrangência nacional.
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal segue a proporção de um para oito, ou seja, a cada oito deputados federais, seleciona-se um deputado jovem.
Outras informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados ou na fan page do projeto.
http://www.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovemhttps://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro
Fonte: Assessoria