Temer autoriza envio do Exército para combater onda de violência no RN

MOLOTV-310716.jpeg

Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte

O presidente interino, Michel Temer, autorizou o uso das tropas do Exército no Rio Grande do Norte para combater a onda de violência que invadiu o Estado neste final de semana.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, apesar da autorização, algumas burocracias ainda estão sendo destravadas para que se inicie a operação militar. Isso porque Temer se adiantou e firmou um acordo verbal com o governador do Estado, Robinson Faria (PSD). O pedido formal do governador ainda não chegou ao Planalto.

Após Faria pedir ao governo federal o uso do Exército, o Planalto consultou os chefes das Forças Armadas no Estado para saber a disponibilidade das tropas. Depois de receber a confirmação de que os homens estavam disponíveis, Temer autorizou o envio dos militares.

O Planalto não soube dizer quantos homens participarão da operação. O Ministério da Defesa, órgão que comanda o Exército, não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre o tamanho da operação.

O Rio Grande do Norte sofre uma onda de violência desde sexta-feira (29). Cerca de 54 ataques já foram registrados, entre incêndios a veículos, tiros disparados contra prédios públicos, depredações e uso de explosivos. Segundo o governo, ao todo, 20 municípios registraram ocorrências.

Os crimes seriam uma reação de criminosos contrariados com a instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, desde o início dos ataques, houve a prisão e apreensão de 51 suspeitos, entre adultos e adolescentes. Além disso, foram recolhidos quase 30 coquetéis molotov em uma casa abandonada em Natal, neste domingo (31).

De acordo com a secretaria, há casos confirmados em Natal e mais 19 municípios do Estado relacionados à reação dos criminosos: Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Maxaranguape, Tangará, Touros, São Gonçalo do Amarante, Goianinha, São Paulo do Potengi, Florânia e São José do Campestre.

Na madrugada deste domingo, a região metropolitana de Natal voltou a registrar alguns casos de veículos incendiados e ataques a prédios públicos. Entre eles, um coquetel molotov arremessado contra a parede de um terminal de ônibus e um princípio de incêndio em uma escola penitenciária.

Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados

Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados

TRANSPORTE

Com a série de ataques, os ônibus da rede pública deixaram de circular em Natal no sábado (30) e continuaram parados neste domingo.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado informou que convocou reuniões com os empresários do setor de transporte para que os veículos retornassem às ruas na segunda (1º).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top