A história do Distrito de São Carlos do Madeira será contada na noite de hoje (30), durante a apresentação da quadrilha Matutos do Socialista na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbá – Arraial Flor do Maracujá.
A Vila de São Carlos que fica à margem esquerda do rio Madeira próximo a foz do rio Jamari, é a localidade mais antiga no espaço atual do Estado de Rondônia. Foi fundada em 1723 pelo padre Jesuíta João Sam Payo. Durante a apresentação o público vai ficar sabendo inclusive, como aconteceu a construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, uma das mais bonitas da Amazônia, entre outras histórias. Na oportunidade algumas pessoas serão homenageadas, entre elas o agitador cultural Sílvio Santos – Zekatraca.
A Matutos do Socialista que têm a frente o folclorista conhecido como Nenenzão, entra na arena do Flor do Maracujá às 22h05.
As apresentações na noite de hoje começam com o show da Cia de Dança Yaporanga às 20h00, às 21 horas quadrilha Nação Caipira e às 23h10 Boi-Bumbá Estrela de Fogo.
As apresentações de quinta feira
O público que compareceu ao Flor do Maracujá na noite da última quinta feira (28) e parcialmente lotou as arquibancadas que tem capacidade para 5 mil pessoas sentadas, aplaudiu os grupos: Os Caipiras do Madeira, Matutos do Guaporé e Estrela Divina.
O público elogiou a coordenação responsável pela concentração e dispersão dos grupos folclóricos, pelo cumprimento dos horários. “As apresentações aconteceram rigorosamente nos horários constantes no mapa”, disse o coordenador Joãozinho.
Fonte: DA