Professores especialistas em ENEM farão evento voltado para alunos da rede pública. O evento acontecerá no próximo dia 26, das oito ao meio dia no auditório da ULBRA, em Porto Velho. O objetivo é desmitificar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, abordando os principais assuntos cobrados na prova de Redação, Português, História, Sociologia e Filosofia, além de informações relevantes à estrutura da prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 1998 com a principal finalidade de avaliar o desempenho dos alunos no final da Educação Básica. Com o tempo, o ENEM se tornou também uma importante ferramenta para facilitar o acesso ao Ensino Superior, substituindo assim os tradicionais vestibulares.
No início, o ENEM não tinha a relevância que tem hoje na vida dos estudantes. Desde seu lançamento, já se passaram quase duas décadas e algumas mudanças fizeram com que ele se tornasse o exame de maior destaque para ingresso em universidades. A principal delas ocorreu em 2009, quando o exame foi reformulado pelo governo e passou a exercer o papel de “vestibular nacional”. Desde então, o ENEM ganha mais universidades adeptas a cada ano.
Como o número de inscritos no exame pouco mais que dobrou desde a sua reformulação, os desafios da preparação dos alunos sofreram mudanças expressivas.
Para preparar um aluno para ingressar em uma universidade pelo ENEM hoje, é essencial entender questões como a estrutura da prova, os pesos das notas nas diferentes áreas de estudo e o desempenho dos candidatos em anos anteriores.
A análise do desempenho dos anos anteriores é essencial, pois identifica os pontos nos quais a maior parte dos candidatos tem dificuldade. Apesar de esta análise ser muito relevante, poucos conseguem realiza-la, por falta de tempo, de dados confiáveis ou de pessoas especializadas para interpretar os dados.
O evento será o segundo deste segmento no ano, é coordenado pelo professor Célio Leandro, mestre em História pela PUC/RS e contará com a participação de vários professores especialistas, que atuam na preparação de alunos para o ENEM em Porto Velho e no interior, como os professores Euliene Gonçalves, Kléber Lima, Marcos Fonseca, Walfredo Tadeu e Lourismar Barroso. Já confirmaram presença alunos da escola Tiradentes de Jaci Paraná, Eduardo Lima e Silva, Escola Rio Branco, João Bento da Costa, Orlando Freire e Carmela Dutra. Gestores e alunos interessados podem entrar em contato com a coordenação do evento para maiores informações.
Fonte: Prof. Célio Leandro