A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural, divulgará em breve a programação junina que vai brindar a capital com muita cultura, tradição e o melhor das festividades juninas. Vinte e cinco entidades foram selecionadas por até 30 projetos de valorização da cultura popular tradicional do município de grande porte ou comunitário.
De acordo com a presidente da Funcultural, Gelca Maria de Oliveira, são considerados de grande porte aqueles com mais de 10 anos de festividade ininterrupta; que dispõem de 5 (cinco) ou mais dias de execução por edição, por no mínimo dois anos seguidos; que têm em seus registros público superior a 1000 pessoas por dia e que contam com local adequado para receber a estrutura, dentro dos parâmetros definidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia. “Os demais são considerados comunitários. Vale ressaltar que as associações que representam os projetos deveriam estar registradas com CNPJ há pelo menos 2 anos. Vinte e sete se inscreveram, o que demonstra seriedade das entidades e compromisso com a cultura local”, disse ela.
Gelca lembrou que o edital de seleção das entidades ficou aberto até o dia 16 de maio e que foi prorrogado até o dia 19 com o objetivo de alcançar o maior número possível de participantes. “E valeu o esforço. Apenas duas não atenderam os requisitos previstos no edital e ficamos imensamente felizes em ver que as entidades estão se adequando e procurando estar organizadas para que os projetos aconteçam com o apoio do poder público, que quer ajudar, mas que precisa dessa organização”, destacou.
A presidente ressaltou ainda que os arraiais serão atendidos com estrutura temporária, banheiros químicos, sonorização de médio porte e palco com cobertura e iluminação, no período de 27 de maio a 5 de agosto.
Confira aqui listagem dos arraiais selecionados.
Fonte: Comdecom / Renata Beccária
Fotos Roseval Guzo