Comissão de Saúde debate atendimento a pacientes renais crônicos

image002.jpg

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Dr. Neidson (PMN), em reunião realizada na tarde de quarta-feira (11), explicou o encontro que teve com diretores da Associação de Renais Crônicos. Ele disse que a entidade desenvolve um trabalho importante e precisa de apoio do poder público.

Dr. Neidson detalhou que a associação solicitou a instalação, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de uma clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim, que também deverá atender pacientes de Nova Mamoré e dos distritos da Ponta do Abunã, na capital.

Os diretores da entidade pediram, também, a doação de um terreno por parte da Prefeitura de Porto Velho, com a finalidade de construir uma casa de apoio para atender quem se desloca de cidades distantes e necessita de abrigo. A associação já conta com recursos e o projeto.

Outra solicitação da Associação de Renais Crônicos é uma ala separada no Hospital de Base para os recém transplantados, devido aos riscos de infecção no pós-cirúrgico.

Dr. Neidson afirmou que, apesar de já ter solicitado por duas vezes através da Comissão de Saúde, a Sesau não informou a quantidade de doentes com insuficiência renal crônica que são atendidos e em quais municípios é realizado o tratamento. Por isso, será emitida nova solicitação.

O presidente da comissão pediu, ainda, a aprovação da recomendação legislativa para que o governo do Estado, através da Sesau, implante tomógrafo e aparelho de Raios-X para atender a região de Vilhena. A aprovação aconteceu por unanimidade.

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) solicitou uma recomendação à Sesau para que oriente os servidores, a fim de que não mais barrem parlamentares quando estão no cumprimento de seu dever fiscalizatório em unidades de saúde. “Este é um direito constitucional dos parlamentares”, destacou. Novamente por unanimidade foi aprovada notificação à Sesau sobre essa questão.

Também participaram da reunião os deputados Só na Bença (PMDB), Alex Redano (PRB) e Jesuíno Boabaid (PMN).

Fonte: ALE/RO – DECOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top