Por meio de uma parceira entre as secretarias municipais de Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb) e de Agricultura e Abastecimento (Semagric), a Prefeitura de Porto Velho está realizando serviços de limpeza, drenagens nos pontos mais críticos e encascalhamento de ruas de seis bairros da zona Leste e em regiões rurais, conhecidas como setores chacareiros.
O secretário da Semagric, Leonel Bertolin, disse que a cidade cresceu muito nos últimos anos e dezenas de bairros foram se formando, inclusive nas regiões chacareiras. “Atendendo às determinações do prefeito, Mauro Nazif, estamos realizando um grande mutirão de serviços para melhorar a trafegabilidade dessas regiões da cidade”, explicou.
Muitas ruas e linhas vicinais nunca antes haviam recebidos serviços de tal porte. O morador do Planalto I, José Neves, disse nunca ter visto um trabalho semelhante em todo o tempo em que reside no bairro. “Nunca havia sido feito por aqui serviços dessa dimensão. Estou muito contente com as mudanças que estão acontecendo. Havia buracos, lama e atoleiros por todo lado e os moradores tinham dificuldade de transitarem pelas ruas. Agora, tudo está ficando muito bom”, afirmou.
Bertolin destacou que em muitas ruas dos bairros e estradas do Setor Chacareiro o mutirão inicia serviços jamais realizados. “Em muitos pontos estamos começando do zero. Queremos fazer ligações de vias entre os bairros e interligar essas vias com as ruas e avenidas principais, que vão integrar essas regiões com as áreas mais centrais da cidade. Hoje, por meio da Avenida Calama se pode adentrar na Linha 15, na Estrada da Penal, na Estrada dos Periquitos e em outras. Com esses trabalhos estamos possibilitando escoamento da produção rural da agricultura familiar, possibilitando o acesso de ônibus escolar e também liberando a trafegabilidade para o fluxo de veículos que transitam nessas regiões da cidade. Antes, necessitava-se dar grandes voltas para que se pudesse acessar as vias e estradas principais. Hoje, isso está sendo possível para a Linha 28, Linha Progresso e Estrada dos Periquitos, entre outras. Essas estradas vicinais estão se interligando com vias como Calama, Amazonas e Raimundo Cantuária, além de outras que se iniciam no centro da cidade e agora avançam até o Setor Chacareiro” declarou o secretário.
Estão sendo atendidos o Bairro Lagoa Azul, Planalto I e II, Setor Chacareiro da 15 de Novembro, Teixeirão, Bairro Pantanal e Maringá. Rua por rua passa a receber os serviços do mutirão deflagrado pelas três secretarias.
Rose Carvalho, moradora do Setor Chacareiro, informou que utiliza bicicleta para ir à zona central da cidade. “As ruas estavam tão ruins que eu precisa, muitas vezes, empurrar a bicicleta e me esgueirar entre as poças de lama para poder passar. Agora, tudo está mudando bastante e temos esperança de que em breve os ônibus poderão trafegar por esses locais. As ruas estão ficando boas, estamos gratos pelo que está acontecendo. É a primeira vez que vejo um trabalho assim acontecendo nessas regiões da cidade”, disse a moradora.
Fonte: Comdecom / Renato Menghi
Fotos Medeiros