Planeta Água: Sema destaca importância da necessidade de conservação da água

Planeta_agua_01.jpg

O globo terrestre é considerado o ‘planeta água’ por ser coberto por dois terços desse líquido fundamental para a sobrevivência humana, no entanto, devido às ações predatórias esse recurso hídrico vem sendo ameaçado de forma constante. A Prefeitura de Porto Velho, através da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) destaca a importância da necessidade de conservação desse produto em solo portovelhense.

A problemática é tão grande que a ONU (Organização das Nações Unidas) estipulou em 1992 a data de 22 de março como o Dia Mundial da Água, então esse dia passou a ser observado para que seja feito reflexões acerca desse tema.  A Sema alerta que essa preocupação deve ser cotidiana porque esse bem natural está sendo poluído numa velocidade que fogem ao controle dos órgãos ambientais, inclusive comprometendo a própria vida.

Por outro lado, é sabedor que apenas 0,008% de toda água existente no planeta é própria para o consumo e esse quantitativo vem sendo atingido de forma degradante. Dentre ás ameaças causadas pelas ações inapropriadas que causam poluição podem ser citadas a pesca predatória, a garimpagem ilegal e o desmatamento. Em face disso, sugere que os cidadãos preservem essa riqueza de Porto Velho e principalmente a do Rio Madeira.

De acordo com o Chefe de Educação Ambiental da Sema, Sthenio Mota a água é fonte da vida. “Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas, então precisamos tomar consciência dessa importância para que possamos preservar e não sair contaminando os rios ao jogar lixo dentro deles” concluiu.

Fonte: Sema

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top