Outra importante inauguração acontecerá às 10 horas da próxima quarta-feira, dia 23. A Prefeitura entregará à população o Centro de Saúde da Criança, que vai funcionar anexo à Unidade de Saúde Rafael Vaz e Silva. “Será uma unidade de grande importância para as famílias e a realização de um dos compromissos assumidos pelo prefeito quanto a atendimentos pediátricos no município”, disse Sávio.
A oferta de atendimento pediátrico na rede municipal de saúde tem funcionado por meio de dois plantões médicos com cobertura de 24 horas na Unidade de Saúde Ana Adelaide. Outro plantão médico, com cobertura de 24 horas, acontece na Unidade José Adelino, na zona Leste. No Centro de Saúde da Criança os atendimentos serão diferenciados. Quatro pediatras realizarão plantões para atendimentos a casos graves de saúde infantil. “Problemas do tipo microcefalia, doenças autoimune e outras enfermidades graves. Os atendimentos serão realizados por meio de encaminhamentos das unidades de saúde e não haverá atendimentos de demandas espontâneas, que é quando as pessoas simplesmente procuram as unidades para serem atendidas por médicos”, esclareceu o secretário.
No dia 24, às 10 horas, a Semusa vai também reinaugurar a Unidade de Saúde da Família da Comunidade de São Miguel, no baixo Madeira, que sofreu muitos danos com as últimas enchentes, e no dia 29 será entregue a estrutura de atendimentos da Semusa na Vila do Dnit, comunidade que fica do outro lado da ponte do rio Madeira, no sentido Porto Velho a Humaitá. Sávio disse que essa estrutura vai operar com serviços de microscopia para malária, de segundas a sextas-feiras, durante as semanas, e por duas vezes nas semanas haverá atendimentos médicos. “Essas são as inaugurações que acontecerão durante o mês de março. Em abril acontecerão outras inaugurações. O que acho importante destacar é que todas essas unidades precisam ser cuidadas e protegidas por todos nós, poder público e comunidade. Temos visto muitas agressões ocorrendo às unidades de Saúde. Na semana passada foi roubada a unidade de São Sebastião e situações semelhantes ocorreram nas unidades de Terra Santa, Santa Rita, Bairro Ronaldo Aragão, Rio das Garças, Renato Medeiros e Oswaldo Piana. Fica difícil para a Prefeitura repor tudo o que é roubado. Assim, pedimos às comunidades que nos ajudem a resguardar o patrimônio que é de todos”, destacou o secretário.
Fonte: Comdecom / Renato Menghi