A secretaria municipal de Assistência Social – Semas, de Porto Velho, inaugurou nesta terça-feira (02), a sede do 3º e 4º Conselhos Tutelares que fica situada na Rua Vieira Caúla 4881, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. A inauguração contou com a presença do secretário de Assistência Social de Porto Velho, Solano Ferreira, a presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Marinete da Silva e os conselheiros e as conselheiras do 3º e 4º Conselhos Tutelares de Porto Velho.
A presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Marinete da Silva, disse que desde a posse dos conselheiros do 3º e 4º Conselhos, no último dia 10 de janeiro, eles já vêm atuando, trabalhando e atendendo na sede do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente e que agora com essa nova estrutura vai possibilitar a melhoria dos trabalhos.
O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, disse que a unidade inaugurada tem a estrutura adequada para a realização dos trabalhos dos conselheiros(as); onde se tem uma sala pra cada conselheiro por causa de privacidade nas investigações, área ampla de recepção, área administrativa, fácil localização, acessibilidade e fácil acesso ao transporte coletivo, ou seja, a unidade tem as condições exigidas e necessárias.
Solano explicou que o 3º Conselho será instalado na Zona Sul e até que se encontre um prédio naquela região que atenda as condições exigidas, os atendimentos serão feitos na sede inaugura nesta terça-feira (2). “Faremos todo o esforço para que o mais breve possível o 3º Conselho esteja na sua sede na Zona Sul e assim evitar que a população de lá tenha esse deslocamento”, disse o secretário.
O secretário da Semas disse que o 3º e o 4º conselhos foram criados recentemente. “No dia 10 de janeiro os conselheiros tomaram posse e começaram a trabalhar. A demanda vem crescendo, tanto que o 1 º e 2º Conselhos estavam ‘estrangulados’ de demanda. Agora com a implantação do 3 º e 4º Conselhos teremos uma melhor distribuição dos trabalhos. A legislação diz que se deve ter um conselho tutelar para cada 100 mil habitantes. Porto Velho tem 500 mil habitantes, precisamos então de 5 Conselhos Tutelares”, observou Solano.
Solano Ferreira disse que o propósito da Semas é aparelhar bem as unidades. A secretaria municipal de Assistência Social, têm 27 unidades em Porto Velho e algumas delas foram implantadas numa época que o município tinha 300 mil habitantes. Aumentou a população e as unidades não possuem estruturas para o atendimento exigido. “Precisamos recolar, readequar e fazer com que essas unidades tenham conforto, segurança, acessibilidade, uma localização de fácil acesso para o usuário do serviço e cada vez mais facilitar e fazer com que as pessoas usem os serviços prestados pela assistência social do município de Porto Velho”, afirmou o secretário.
Fonte: Comdecom / Adaides Batista
Fotos: Medeiros