A Prefeitura de Porto velho inaugurou no sábado, 30, mais uma unidade de saúde na zona rural da cidade. E desta vez a contemplada foi à comunidade da linha 28, localizada em Cujubim. E ainda, paralela à solenidade de inauguração a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) deu orientação sobre doenças sexualmente transmissível, realizou a distribuição de preservativos feminino e masculino, e de mosquiteiros para a comunidade.
O Prefeito Mauro Nazif, garantiu que as pessoas da comunidade terão um atendimento mais humanizado e um serviço de qualidade. “Sei que é um marco para comunidade essa unidade de saúde. Venho acompanhando os apelos das pessoas dessa região e a prefeitura de Porto Velho está fazendo de tudo para que as áreas mais longes sejam assistidas”, disse o prefeito.
A unidade atenderá mais de 200 famílias e ainda estenderá os trabalhos para outros trechos. E segundo a diretora do posto de saúde, Roseane dos Santos de Jesus, duas vezes por semana os moradores recebem a visita de médicos cubanos e o agente de saúde. “Hoje estamos recebendo uma estrutura muito boa aqui, temos enfermeira, vacinas, dentista, médicos e agente de saúde. Nossa comunidade vai ter um atendimento mais digno e tenho certeza que a qualidade de vida irá mudar”, disse ela.
Mônica Alves Marques, moradora da vila há mais de 10 anos, expressa sua felicidade em receber esse beneficio em sua comunidade. “Podemos brindar a essa vitória, essa unidade de saúde foi muito aguardada, agradeço a prefeitura por assistir as comunidades distantes da cidade”, disse a moradora.
O secretário da saúde Domingos Sávio afirma que fez e fará o possível para que essa comunidade seja atendida sempre o que for solicitado. “Coloco-me à disposição das pessoas da comunidade no que for necessário”, declarou o secretário. A Unidade de Saúde da Família- USF Linha 28 será chamada de Maria Camelo, homenagem a uma senhora que desbravou a região e prestou diversos serviços à comunidade, ela faleceu há três anos, vitima de uma complicação cardíaca. O processo de mudança de nome da unidade já está em transito.
Francisco Benício dos Santos, 83 anos, viúvo de Maria Camelo, destacou sobre os serviços que sua companheira prestou para as pessoas da região e das dificuldades com a ausência de uma unidade de saúde. “Moro aqui há mais de trinta anos, minha esposa que ia atrás de remédios e outras coisas para as pessoas que precisavam de auxílio, nunca imaginamos que chegaria uma estrutura desse tamanho na nossa região. Agradeço a prefeitura por nos atender, pois já faz algum tempo que clamávamos por esse serviço”, disse o morador.
Fonte: Comdecom / Elen de Paula
Fotos: Medeiros