A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles está sediando duas exposições de pinturas e a 2ª semana da Consciência Negra, entre os dias 25 a 30 deste mês. A primeira exposição iniciou na semana passada. Trata-se da mostra Um Novo Olhar para Porto Velho.
O artista plástico Mikéliton, natural da Paraíba e residente há cinco anos em Porto Velho, vêm retratando a Região Norte do Brasil, tendo já produzido coleções sobre as cidades de Boa Vista/RR, Palmas/TO e Rio Branco/AC. A mostra na Francisco Meirelles expõe pinturas que destacam empresas e instituições de sucesso na cidade. Com essa homenagem ressalta as contribuições dadas ao desenvolvimento regional.
A mostra Consciência Negra, do artista plástico Jorge Willian, retrata as contribuições afro-brasileiras na formação geral das diversas culturas do Brasil. Ela está associada à programação da 2ª Semana da Consciência Negra, que é promovida pelos grupos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/IFRO – e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos/GEPIAA/UNIR. O evento teve inicio no dia 23 e vai se estender ate o dia 27. A exposição do artista Wullian vai um pouco além, até o dia 30.
A 2ª Semana da Consciência Negra vai debater temas relacionados à cidadania, direitos e relações de igualdade na sociedade brasileira. As atividades acontecem no auditório da Biblioteca, enquanto as exposições ocupam as partes do corredores de entrada e do auditório.
Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros