O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves, firmaram convênio para a criação do maior programa de mestrado profissional do Brasil. Serão financiadas 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades, ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas.
“Este convênio inaugura uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, afirmou o presidente da Capes, destacando a importância do convênio para o fortalecimento dos programas de mestrado profissional no Brasil. “Este apoio acontece tanto por meio do financiamento, quanto pela participação na concepção e avaliação dos cursos”, complementou.
Com o mestrado, o Cofen almeja reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem. É voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e também nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.
“Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da Enfermagem. Tornar possível o maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, ressaltou Manoel Neri. O Cofen, com este convênio, contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão e para melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população brasileira, contribuindo também para o fortalecimento do SUS.
Universidade podem ser inscrever em dezembro – As vagas serão oferecidas por meio de parcerias com programas de mestrado profissional de todo o Brasil. O edital para seleção das Universidades será lançado em 2 de dezembro, e as instituições terão prazo de 45 dias para apresentarem candidaturas à Capes.
Fonte: Assessoria