Campanha busca conscientizar homens da importância de exames preventivos. Quanto antes saber, maior a chance de cura.
Após o “Outubro Rosa”, que buscava alertar as mulheres sobre a importância de exames para prevenção do câncer de mama, entra em cena nesta terça-feira, 1.º de novembro, a campanha “Novembro Azul“. Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa alertar os homens da importância dos exames para detectar qualquer tipo de problema relacionado ao câncer de próstata.
De acordo com o instituto, a doença é a segunda que mais atinge os homens no Brasil. Há a estimativa de que, a cada 40 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata. Com isso, a média é de cerca de 13 mil mortes por causa da doença, a cada ano, no país.
A saúde masculina
Segundo o portal da EBC, “a proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil, passar a alertar sobre os cuidados com a #Saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.”
Por conta da campanha, tanto o Instituto Lado a Lado pela Vida quanto o Governo Federal pretendem realizar diversas atividades de orientação sobre a doença e, também, sobre a saúde em geral do homem. Existe também a intenção de estimular os homens a praticarem atividades físicas, além de distribuição de material informativo.
Câncer de próstata: o mito do exame
A campanha, além de incentivar os exames preventivos, também tenta desmistificar o principal exame que detecta o câncer de próstata. Em muitos lugares, o conhecido “exame de toque” ainda é visto com muito preconceito pelos homens. Vale lembrar que, em 2016, a estimativa é de que mais de 60 mil homens sejam diagnosticados com essa doença. Por isso, a ação tenta trocar o preconceito pela informação, para que mais pessoas passem pelos exames necessários, para que o câncer, se detectado, seja tratado com eficácia e dentro do tempo necessário para se ter o mínimo de chance de cura para o paciente.
Além dos eventos, o instituto também lançou hastags para as redes sociais: ##NovembroAzul #DeNovembroANovembroAzul #MenosPreconceito #MaisVida #cancer