Santinhos espalhados em frente a local de votação durante o primeiro turno
Neste domingo (30), 32,9 milhões de brasileiros devem voltar às urnas para escolher em segundo turno os prefeitos de 57 cidades. O número de eleitores nessas cidades representa 16% da população do país.
São 206 milhões de habitantes em todo o Brasil. Podem votar apenas maiores de 16 anos e o voto é obrigatório para quem tem mais de 18 e menos de 70 anos.
As disputas ocorrerão em 20 Estados e envolvem cidades que, juntas, representam 22% de toda a população brasileira. Entre as 26 capitais, 18 terão disputas em segundo turno: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, São Luís, Campo Grande, Maceió, Cuiabá, Aracaju, Porto Velho, Florianópolis, Macapá e Vitória.
As campanhas dos 114 candidatos que disputam o segundo turno custaram, juntas, segundo os dados declarados oficialmente, R$ 143 milhões. Os eleitos vão governar de 2017 a 2020.
Disputa nas grandes cidades
O resultado da segunda fase da disputa pode confirmar o PSDB como o principal vencedor entre as 93 grandes cidades do país — as capitais e os municípios com mais de 200 mil eleitores, que concentram pouco menos de 40% da população.