Uber, moralidade e ética na sociedade atual


UberTempos tenebrosos esses nossos, dias cada vez mais incompreensíveis à razão humana. O que estamos vivenciando é um total desprezo pela racionalidade, cada vez mais, instintos animalescos estão prevalecendo em detrimento da razão. Exemplos são expostos e vividos cotidianamente, nos mais diferentes níveis sociais. É a corrução crônica na política brasileira que desponta para um abismo sem fim, a violência pela violência sendo incorporado aos costumes sociais com “normal”. Não! Não é normal.

O que vivenciamos é uma total perda de valores, desprezo à ÉTICA humana, a sociedade já não conhece limites, falta sobretudo um resgate da essência humana, um resgate da moral e da ética, é preciso um espírito de resignação social. Não! Não é normal.

Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como “respeito à vida”, não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.

A ética faz parte da filosofia responsável por investigar os princípios que motivam, disciplinam, distorcem ou orientam o comportamento do homem, refletindo sobre a sua essência, valores, as normas, preceitos e exortações presentes em qualquer meio social. Na história humana, a reflexão sobre a ética sempre esteve presente em todas as sociedades, mesmo que de forma desorganizada e não racionalizada.

Esse saber ético, inicialmente tradicional, foi o responsável pelos fundamentos da ética filosófica. Ela estendeu sua reflexão axiológica ao se direcionar as ciências particulares e técnicas, que hoje são fundamentais para conceder um melhor convívio entre grupos sociais. A ética se faz importante por guiar o pensar e o agir do homem em todos os tempos.

Além de expressar as vontades e problemas de cada época, expressa também as formas de organização política, social e religiosa de uma comunidade. Com isso, o estudo da ética, fundamentado na filosofia, proporciona o conhecimento sobre o ser humano, como ser de ação, racional e social. A Ética filosófica sempre procurou orientar e encontrar soluções para os problemas básicos das relações entre os homens.

Em síntese, valor moral e ético além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação