Teletransporte quântico aparece pela primeira vez em 3D


teletransporte quântico é a transferência de informação quântica entre sistemas distantes sem mover uma partícula física. Todas as demonstrações do fenômeno até agora transferiram apenas o estado de um qubit – uma partícula quântica sistema simples de dois níveis. Mais recentemente, os físicos conseguiram teletransportar um qutrit.

O sucesso no experimento significa que os cientistas chegam cada vez mais perto de conseguir teletransportar o estado quântico completo de uma partícula. Uma colaboração entre grupos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, Hefei e da Universidade de Viena deu um passo em direção a esse objetivo, demonstrando a transferência de um estado quântico em 3D, ou qutrit.

A abordagem baseia-se na descoberta dos cientistas que indica que, no micro-mundo, dois fótons passando por um divisor de feixe podem se “entrelaçar” de uma maneira que eles compartilhem seu estado físico por um pequeno instante, não importando quão distante estejam um do outro.

O time compartilhou fótons entre o transmissor e o receptor. Cada fotón tomaria um dos três caminhos possíveis e isso geraria uma superposição chamada entrelaço quântico 3D, ou seja, a formação de um qutrit. Na ponta do transmissor havia outro fóton, também no estado 3D, que ao se relacionar com o qutrit inicial conseguir transferir o estado 3D para um fóton presente no receptor.

O esquema pode ser útil em comunicações quânticas de alta velocidade, uma vez que um qutrit pode transportar mais informações do que um qubit.

 Fonte: OlharDigital

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação