Semusa inicia Campanha Contra a Aids neste Sábado, 1º de Dezembro


Neste sábado, 1º de Dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A Campanha Dezembro Vermelho será aberta pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), durante a 7ª edição do projeto “Atenção Básica na Comunidade”, das 8 h às 13 h na Associação Cristal da Calama, no bairro Teixeirão.

Aids em Porto Velho

De janeiro a novembro de 2018, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram diagnosticadas 216 pessoas com HIV/Aids em Porto Velho. No mesmo período de 2017, foram feitas 356 notificações. Esses dados apontam uma redução de 39 % nos casos diagnosticados em um ano, mas os números ainda são preocupantes.

“O foco da campanha é a prevenção, ou seja, o uso da camisinha, e quem é portador deve fazer a adesão ao tratamento, pois através do tratamento o vírus fica indetectável, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da doença”, frisou a coordenadora municipal do HIV/Aids, Raíssa Almeida.

Atenção Básica na Comunidade

É a sétima edição e última deste ano de 2018 do projeto “Atenção Básica na Comunidade”, e pela segunda vez no Cristal da Calama, para atender os moradores com diversos serviços de saúde. Também é uma oportunidade para que os usuários que foram atendidos na primeira vez retornem com seus exames para avaliações.

Serviços

Serão oferecidos coleta de materiais para o exame preventivo do colo do útero, consulta com clínico geral, dispensação de medicamentos, imunização, confecção do cartão do SUS, teste de glicemia, saúde bucal, testes rápidos para Sífilis, HIV, e Hepatites B e C, atualização do bolsa família, entre outros serviços de saúde.

Não é preciso agendamento, mas é necessário apresentação do cartão do SUS. O atendimento será de 8 h as 13 h.

Fonte: Comdecom

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação