SEMINÁRIO: Tema da 3º Comed será conhecido em evento no Teatro Banzeiros amanhã


A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta terça-feira 27, no Teatro Banzeiros, o Seminário de Lançamento do Tema e Eixos da 3ª Conferência Municipal de Educação (Comed 2018). O evento, que será aberto às 8h30, é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conjunto com o Fórum Permanente de Educação.

O objetivo do seminário é tornar público o tema da 3º Comed, que este ano tem como proposição, “O Compromisso com a Educação de Qualidade, no Contexto do Plano Municipal de Educação” que está distribuído em oito (8) eixos.

O evento visa também posicionar os diretores das escolas municipais, na mesma linha de informação e compromisso relativo às conferências escolares (unidades de ensino) e conferências livres (ONGs, movimentos sociais, associações, sindicatos) em preparação à conferência.

Para o evento são aguardados 137 diretores de escolas, 20 coordenadores das metas do Plano Municipal de Educação (PME), representantes (titulares e suplentes) das 15 instituições que compõe o Fórum Permanente de Educação, perfazendo um total de 187 convidados, além do público em geral.

Seminário

O seminário se constitui na primeira etapa preparatória a anteceder a realização da 3ª Comed, prevista para ocorrer em maio. O processo que se inicia com o seminário, visa impulsionar ações e estruturar a mobilização para a 3ª Comed 2018, que irá discutir os oito eixos trazidos pela Conferência Nacional de Educação (Conae) e realizar a primeira avaliação bienal do Plano Municipal de Educação, no sentido, de dar transparência ao alcance do cumprimento das metas e estratégias instituídas pelo documnento, implementar os ajustes que se fizerem necessários ao alinhamento aos Planos Nacional e Estadual de Educação e adequar possíveis inconsistências.

A organização e coordenação das etapas que envolvem a realização a conferência é uma das atribuições do FPEM-PVH, conforme definido na Lei N. 2.228/2015, articulada com a Semed e Equipe Local Sase/Dicop/MEC, constituída por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

É tarefa precípua da 3ª Comed, reafirmar o PME-PVH como epicentro das políticas educacionais como política de estado, e, dessa forma, assegurar que o PME-PVH esteja em movimento, com suas diretrizes, metas e estratégias efetivamente viabilizadas, orçamentária, financeira, administrativa e pedagogicamente, com efetivo envolvimento da sociedade em seu conjunto, assim como em relação aos demais planos estadual e nacional.

A educação é uma tarefa dos governos, da sociedade e, portanto, do Estado. Estado que deve assumir a função de articulador, servidor, provedor, garantidor, guardião do bem público e do interesse coletivo.

Para contribuir com os processos de monitoramento e avaliação e no balanço que será processado, a Semed dispõe de um articulador do PME-PVH junto a equipe Sase/Dicop/MED, a qual recebe capacitação e multiplica para a equipe Semed, faz assistência individual a cada coordenador de meta e os coloca em interação com Observatório do PNE no estudo, alimentação e disponibilização dos dados. A plataforma do Observatório coloca à disposição da sociedade, de forma mais acessível e didática, as metas e a evolução de cada uma delas em cada contexto e período.

CLICK PARA ABRIR PROGRAMAÇÃO

Fonte: Semed

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação