Semas leva CadÚnico/Bolsa Família  à comunidade de Aliança no próximo domingo


A secretaria municipal de Assistência Social – Semas,  estará com uma equipe formada pelos seus cinco Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de Porto Velho ( Elizabeth Paranhos, Betinho, Irmã Dorothy, Paulo Freire, Dona Cotinha) realizando o recadastramento e cadastramento ( para quem ainda não fez) do sistema CadÚnico – Cadastro Único,  na comunidade de Aliança e região,  no médio  Madeira,  no dia 28, próximo domingo.

Cadastro Único – CadÚnico – é um sistema de cadastros criado pelo Governo Federal para unificar o acesso aos programas sociais, já que antes dele cada programa tinha um cadastro, o que dificultava o aceso de quem mais precisa ao benefício. O CadÚnico é voltado para todas as famílias com renda familiar mensal total de até 3 (três) salários mínimos ou de meio salário mínimo por pessoa.

O CadÚnico é a porta de entrada para vários programas sócias, os pricinpais, no município de Porto Velho\RO, são: Minha Casa minha Vida, Carteira do Idoso – Interestadual, Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda, Telefone Popular, Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, Bolsa Verde, Bolsa Estiagem, Programa de Acesso a Terra e de Fomentos às Atividades Rurais, Carta Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Programa Brasil Alfabetizado e Serviços Socioassistenciais.

Na atividade do dia 28, no  próximo domingo, na comunidade Aliança,  estará também o SENAC, realizando  um mutirão de beleza, com corte de cabelo e outros serviços. Estará ainda uma equipe de saúde da Faculdade São Lucas com dentistas e com  procedimentos  preventivos. “Vamos realizar um mutirão tipo Ação Global, Dia do Bem, sendo uma coisa mais limitada,  sempre com foco na assistência social. Nosso objetivo é atender 600 pessoas”, disse Geane Lopes, coordenadora de Proteção Social Básica da Semas.

O secretário de Assistência Social de Porto Velho, Solano Ferreira, disse que esses tipos de ações serão realizadas –  sob a coordenação da Proteção Social Básica da Semas –  durante todo ano para atender essas comunidades mais distanciadas e aproveitou para convidar os moradores e moradoras para participar da ação social da Semas que será realizada no próximo domingo na comunidade  Aliança,  no médio Madeira.

Fonte: Semas/Adaides Batista