Sema busca adesão de empresas comprometidas com o meio ambiente


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vem buscando adesões de empresas comprometidas com o meio ambiente, a fim de viabilizar o projeto ‘Porto Velho + Sustentável’ que tem o apoio de organizações não governamentais. Com esse objetivo, o secretário Edjales Benício manteve um diálogo com representantes da empresa Votorantim Cimentos na terça-feira (15/02) a fim de explicar a finalidade dessa iniciativa.

Ao destacar a parceria nesse projeto com as organizações Kanindé de Porto Velho, Ecam (Equipe de Conservação da Amazônia) de Brasília e o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) disse que a ideia é envolver a iniciativa privada. Com a união de esforços será desenvolvido os eixos: criação de unidades de conservações municipais, revitalização da mata ciliar das bacias e recuperação de áreas degradadas.

Também informou que o projeto visa lançar um prêmio como uma espécie de certificação às empresas que adotarem uma postura ambiental correta, por isso, a Sema iniciou essa fase de diálogo. A princípio, a primeira empresa a aderir a essa iniciativa foi a Natura que já tem uma parceria com o projeto Reca na Ponta do Abunã. Então, ao fazerem o mapeamento dos potenciais parceiros identificaram como positiva a Votorantim Cimentos.

Edjales acrescentou que com base nesse exemplo, a ideia é a de visar as empresas que atuam em Porto Velho e tem compromisso ambiental com ações visíveis ao público. Nesse primeiro momento, está havendo uma abordagem de apresentação da iniciativa para posterior apresentação do projeto. Posteriormente, será criado um fundo a ser administrado por essas instituições em forma de consórcio e com o envolvimento dos doadores.

“A gente fica feliz em saber que a empresa já tem essa preocupação ambiental como uma diretriz, então a gente quer fortalecer esse diálogo no sentido de está melhorando a sustentabilidade de Porto Velho. Acreditamos que seja possível desenvolver, mas é possível também proteger. Então, nesse diálogo constatamos que a empresa está dentro e com o espírito das metas do Projeto Porto Velho + Sustentável” concluiu.

O Gerente da Fábrica da Votorantim, Cleiton Gonçalves liderou a receptividade ao secretário da Sema e considerou importante essa iniciativa do órgão em propor políticas públicas que contribuam de forma positiva com o meio ambiente. Inclusive, sugeriu que fosse enviado aos seus cuidados a proposta de parceria com o projeto em anexo. Posteriormente, a documentação será avaliada pelo Instituto Votorantim em São Paulo que trata dessa questão social.

Empresa

A empresa Votorantim surgiu ao iniciar a construção de sua primeira fábrica na cidade de Santa Helena/SP em 1993 e comemora seus 83 anos de fundação. Hoje já alcança 14 países na América, Europa, Ásia e África. Em sua atividade comercial é considerada a primeira do Brasil e a 7ª a nível mundial com cerca de 15 mil funcionários.  Na produção se destaca o cimento ecológico, concreto, agregado e produtos complementares.

Na região Norte está estabelecida em Rondônia e no Pará, inclusive a Fábrica de Porto Velho foi motivada pela construção das Usinas do Madeira e desde então conquistaram o mercado. Ao estabelecer regras próprias de sustentabilidade em seu empreendimento ganhou reconhecimento internacional, pois passou a defender essa bandeira como política ambiental. Com o lema ‘Votorantim, metas cada vez mais sustentável’ já conquistou três prêmios.

Fonte: Sema

Fotos: Assessoria

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação