Selecionados da prefeitura para conduzir tocha olímpica conhecem cronograma


Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os 13 selecionados para conduzir a tocha olímpica, no próximo dia 22 de junho. Em um café da manhã na sede da Fundação Cultural (Funcultural), eles receberam orientações sobre a programação, cronograma, percursos, vestimentas e esclarecimentos sobre as escolhas dos condutores. A reunião contou com a participação dos secretários Antônio Geraldo Afonso (Semdestur), Gelca Maria de Oliveira (Funcultural) e Rafael Claros (Semes).

No total, participarão como condutores 165 pessoas (13 selecionadas pela prefeitura) no revezamento ao longo dos 37 quilômetros de rota terrestre e três de rota fluvial. Cada condutor carregará a tocha por cerca de 200 metros. O secretário municipal de Esporte, Rafael Claros, informou que a gestão resolveu sugerir pessoas com representatividade no esporte local e na história da cidade, a exemplo do paratleta Rogério Lima e da professora Úrsula Maloney, ícone da educação da capital.

Foram selecionados: Dirceo Shittolina, Letícia Batista, Gervásio Alves, Raimundo Santos, Úrsula Maloney, Rogério Lima, Lord Brown, Saulo Giordane, Silvana Oliveira, Gustavo Mota, Odaísa Fernandes, José Ferreira e Manoel de Castro.

funcultural_tocha_800px4007Úrsula Maloney, 79 anos de idade, professora de Geografia, que conduzirá a tocha olímpica por cerca de 200 metros, relatou com emoção sua participação no evento. “Primeiro, vou correr e, depois, caminhar com a tocha. Sou filha de Rondônia e me orgulho da minha terra e em fazer parte dessa história”, enfatizou a selecionada. Já o paratleta Rogério Lima contou que participou de vários eventos deste porte, mas a satisfação em fazer parte da história do município é inexplicável. “Apresentar a cultura e o município de Porto Velho ao mundo, a qual faço parte é contagiante e importante para mim. Tenho orgulho de fazer parte deste momento, que é histórico para o povo de Rondônia”, disse o atleta.

Gelca Maria de Oliveira, presidente da Fundação Cultural (Funcultural), explica que, desde o momento do desembarque da tocha no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, haverá uma série de atrações. “Durante todo o dia, terá diversas atrações em comemoração a chegada e a passagem da tocha olímpica na capital. As comemorações serão feitas na localidade ribeirinha São Sebastião, Praça das Três Caixas D’água, no Parque da Cidade e no Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com encerramento.

Percurso

A chama olímpica chega a Porto Velho às 10h05 do dia 22 de junho, no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, onde acontece uma solenidade fechada. De lá, a partir das 11h45, segue para a localidade ribeirinha São Sebastião, para a primeira parada, com apresentação de boi bumbá e quadrilha. A rota continua até a Praça das Três Caixas D’água, com apresentações culturais e esportivas, por volta das 13h30, e segue para o Serviço Social da Indústria (Sesi), na Avenida Rio de Janeiro, onde faz a parada aproximadamente às 15h40, com apresentações esportivas. A penúltima pausa está programada para as 17h30, no Parque da Cidade, onde acontecem novas atividades culturais e esportivas e, por fim, as 19h40, a tocha chega ao Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para o encerramento. Os horários poderão sofrer alterações. Nos pontos de parada, a população terá a oportunidade de fazer registros com fotos ou vídeos. A prefeitura alerta ainda que somente durante a condução da tocha o trânsito será fechado com o auxílio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).

Fonte: Comdecom / Elen de Paula

Fotos Medeiros

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação