Sarampo não está mais como doença erradicada; Campanha de vacinação começou em Porto Velho


Começou ontem, quarta-feira (9), a campanha de vacinação de crianças contra o sarampo em Porto Velho. A campanha nacional começou na última segunda-feira (7). A diferença na data de início na capital se deu por uma reunião técnica para instrução da equipe diante das novas vacinas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Ao todo, 35 mil doses foram entregues na sexta-feira (4). Na segunda-feira foi realizada a distribuição das vacinas.

Conforme a Semusa, a vacinação é destinada a todas as crianças com idades entre 6 meses a 5 anos, além de profissionais da saúde. A meta é vacinar ao menos 95% desse público.

No dia 19 de outubro (sábado) será o dia de mobilização nacional com todas as unidades de saúde abertas. Essa etapa da campanha voltada às crianças segue até o dia 25 de outubro.

Entre os dias 18 e 30 de novembro será a vez da campanha de imunização de adultos. Quem tem até 29 anos precisa ter tomado duas doses da vacina na vida. Pessoas acima dessa idade precisam ter tomado apenas uma dose.

Para receber a vacina, segundo a secretaria, é preciso apresentar o cartão de vacina, do SUS e documento de identificação.

A Semusa informou que pessoas com viagem marcada para regiões com surto de sarampo devem ser imunizadas  com 10 há 15 dias antes do embarque, para garantir a proteção.

A imunização acontece em todas as unidades básicas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. As exceções são o Centro de Saúde Mauríco Bustani, no bairro Liberdade, e a UBS Castanheira que atendem até 21h.

SARAMPO

Sarampo estava erradicada no Brasil, mas com fake news, muitos responsáveis deixaram de levar seus filhos para vacinação, segundo Elizeth Gomes, Gerente de imunização da SEMUSA.

A doença é altamente contagiosa e de fácil contágio. Um simples espirro poderá transmitir o vírus do sarampo, que ocasiona várias lesões físicas e/ou neurológicas, podendo levar até a morte.

Fonte: Redação FV

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação