Saiba por que é importante manter a inflação baixa


Repetida diversas vezes por especialistas e políticos, a inflação tem um papel muito importante na economia de um país e na vida das famílias. No entanto, não são muitas as pessoas, das mais diferentes classes sociais, que entendem na prática o que ela significa.

Basicamente, inflação é a relação entre o aumento generalizado dos preços e o poder de compra do salário das pessoas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz a conta de tudo que é vendido no Brasil, para então chegar ao índice que aparece nos noticiários todos os meses. Quanto mais próxima do zero essa média estiver, mais estável está a economia. E seu salário rende mais até o fim do mês.

Os valores, que já chegaram a marcar dois dígitos no passado, hoje acumulam uma alta de apenas 2,86% até maio, sendo que a expectativa é que a taxa encerre o ano em 3,82%.

Saiba mais como funciona a inflação:

Custo de vida

Entre os anos 1980 e 1990, a inflação chegou a ser um palavrão em um Brasil que convivia em um contexto de hiperinflação. No dia a dia das pessoas, era bem comum não conseguir comprar um mesmo produto com valor igual apenas pela diferença de horas.

O que as pessoas ganhavam de salário não era o mesmo que elas tinham de fato – o dinheiro perdia valor rapidamente. Como a inflação pode virar um aumento generalizado de preços, ocorre o seguinte: quanto maior for a inflação, menos você consegue comprar.

Tudo mais acessível

Para evitar que o cenário de alta generalizada dos preços volte, o Banco Central persegue um objetivo todos os anos de forma a manter o custo de vida em um bom nível. Hoje, a realidade é a seguinte: os preços caíram, os juros acompanharam, tornando as taxas cobradas em empréstimos e financiamentos mais baratas.

Benefício generalizado

Uma economia forte beneficia, em especial, quem ganha menos. Neste contexto, a inflação sob controle é essencial. Para as famílias com renda mais baixa, é importante que o dinheiro valha mais. Em 2017, uma boa notícia para a parcela da população que mais precisa: o índice para a baixa renda também foi a menor desde 1998.

Economia segura

Todos os anos, o Banco Central segue metas para controlar a inflação. Desta forma, o simples esforço de haver um compromisso de que o governo federal atuará para evitar um cenário de inflação alta, dá mais segurança para famílias, empresas e investidores. É um sinal de que há comprometimento com a estabilidade e os rumos da economia.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE BC

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação