Projeto Rondon Operação Teixeirão será lançado na sexta-feira, em Porto Velho


Na sexta-feira (19) acontecerá em Porto Velho a abertura do Projeto Rondon Operação Teixeirão, que contará com a participação de 158 voluntários de Rondônia de oito instituições de ensino pública e privada, para atender os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Vale do Paraíso, São Francisco do Guaporé, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Ji-Paraná. O projeto segue até 4 de fevereiro.

A Operação Teixeirão será realizada pelo Projeto Rondon do Ministério da Defesa em parceria com o Governo de Rondônia. O trabalho dos militares, universitários e professores será voluntário, com ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.

Durante a operação, os rondonistas trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Entre as atividades estão incluídas confecção de currículo e entrevista de emprego, sala de leitura, boas praticas de fabricação de alimentos, prevenção às drogas, preparação de jovens para o primeiro emprego, nutrição animal, hortas comunitárias, plantando e administrando vai a campo, noções de direitos fundamentais, com o tema: Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista, e como ensinar jogos de matemática.

Na área da saúde serão abordados temas como: higiene das mãos e do corpo, aferição de pressão arterial, Doenças Sexualmente Transmissíveis, câncer do color do útero, gravidez na adolescência, aleitamento materno, hanseníase e doenças transmitidas por alimentos.

helder

Helder Risler explica cronograma de atividades do projeto

O coordenador Técnico Legislativo do governo, o advogado Helder Rysler de Oliveira, que é executor do projeto Teixeirão, falou que na próxima quinta-feira (18) os rondonistas chegam a Porto Velho e ficarão em alojados no 5º BEC; no dia 19 acontecerão atividades culturais, reunião de professores e coordenadores, ambientação do projeto Rondon e a cerimônia de abertura prevista para as 17h, no teatro Guaporé; e no domingo, dia 20, às 7h acontecerá o início do deslocamento dos voluntários para os municípios que irão atuar.

Conforme consta no planejamento da operação Teixeirão, no dia 2 de fevereiro, acontecerá o retorno à cidade de Porto Velho, onde tudo começou; no dia 3 de fevereiro, além da cerimonia de encerramento, acontecerá reunião de avaliação com professores e coordenadores; coquetel de encerramento; e no dia 4, será o retorno dos rondonistas e teixeiristas aos seus municípios de origem.

Segundo Helder Risler, serão oito instituições de ensino que participarão do projeto Teixeirão: FAAR da cidade de Ariquemes, com 36 participantes, sendo 32 alunos e quatro professores; Facimed de Cacoal, com 18, sendo 16 alunos e dois professores; Faron Vilhena, com dez, sendo oito alunos e dois professores.

Já em Porto Velho irão participar as instituições: Universidade Federal de Rondônia (Unir), com 36, sendo 32 alunos e quatro professores; Fimca Metropolitana – Letras – com 10, sendo oito alunos e dois professores; Fimca -Ciências Biológicas – com 18 participantes, sendo 16 alunos e dois professores; Fimca – Serviço Social – com 18, sendo 16 alunos e dois professores; e a Uniron – Comunicação Social – com 12 participantes, sendo 10 alunos e dois professores.

Cada participante do projeto receberá dois kits, um de higiene pessoal contendo escova de dente, creme dental e sabonete e o outro Kit de Rondonista, com chapéu, camiseta, colete, capa de chuva, garrafa de água, mochila, bloco de anotações, caneta, chaveiro, boton, adesivo e sacola.

Fonte: Secom

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação