Primeiro-ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz


Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, durante entre entrevista coletiva Foto: TIKSA NEGERI / REUTERS / 01-09-2019

Primeiro-ministro da Etiópia ganha o Nobel da Paz após firmar acordo que pôs fim a 20 anos de conflito

Em julho do ano passado, Abiy defendeu e firmou um acordo de paz com a vizinha Eritreia, que acabou com um conflito militar de 20 anos

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi laureado nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços em atingir a paz e a cooperação internacional. O anúncio foi feito em Estocolmo, na Suécia. Em julho do ano passado, Abiy defendeu e firmou um acordo de paz com a vizinha Eritreia, que acabou com um conflito militar de 20 anos, iniciado após a guerra Guerra Eritreia-Etiópia, entre 1998 e 2000.

O conflito: A disputa entre os dois países vem desde a década de 1960, quando a Etiópia anexou a Eritreia, impondo seu idioma, sua cultura e seu governo. Apesar de a Eritreia ter se tornado independente em 1993, a falta de consenso sobre as fronteiras entre os países acabou desencadeando a guerra de 1998, que deixou 80 mil mortos.

Outros premiados: Desde a última segunda-feira, o Nobel já divulgou os laureados das categorias de Medicina , Física , Química e Literatura . Na próxima segunda-feira, será a vez de Economia.

Fonte: O GLOBO

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação