Prefeitura atende produtores rurais com gradagem no Setor Chacareiro


Neste verão, a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está aproveitando ao máximo para manter todas suas equipes em campo desenvolvendo trabalhos para melhorar a vida do produtor rural. Uma dessas equipes está atendendo no setor Chacareiro com serviços de gradagem, onde todas associações cadastradas estão sendo beneficiadas com ações de destoca.

Estão sendo atendidas as seguintes organizações: Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiro da União, Associação dos produtores Hortifrutigranjeiros do Vale do Sol, Associação dos Moradores de Produtores Rurais do Projeto AgroVerde, Associação dos Chacareiros e Produtores de Hortifrutigranjeiros Boa Safra, Associação Brasileira de Ação Social da Amazônia, Instituto Laura Vicunã e o Centro Social Madre Mazzarelo, todos localizados na zona Leste da capital.

Segundo Márcio Fernandes, presidente da Associação da União, cerca de 40 associados estão sendo beneficiados para o plantio de hortaliças. “O incentivo da prefeitura de Porto Velho é de fundamental importância para a manutenção do homem no campo. Esse trabalho de destoca representa para nós a garantia do melhoramento da terra e do fortalecimento da cadeia produtiva”, destacou Márcio.

Muitos ainda trabalhavam de forma muito rudimentar, reduzindo significativamente sua capacidade produtiva. Um exemplo é o produtor Antônio Nunes. “Antes eu fazia tudo por aqui: roçava e depois preparava a terra para o plantio. Era um trabalho duro e demorado. Hoje está bem melhor com a ajuda da prefeitura”, fala, mostrando a área onde pretende plantar três mil pés de macaxeira que futuramente será vendido nos mercados e feiras livres da capital.

A ação de destoca tem o objetivo de desenvolver na zona rural da Capital, novas tecnologias adequadas à produção familiar, visando o aumento da produtividade e, principalmente, reduzindo os danos ambientais, como as queimadas de roçados durante o verão.

O subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, disse que através do projeto de mecanização agrícola da Semagric, é possível fazer esse trabalho de gradagem como elemento essencial para o incremento e fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades.

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação