Prefeito participa da abertura do X Congresso dos Conselhos Municipais de Educação na capital


O X Congresso Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RO), promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Porto Velho, iniciou nesta quinta-feira, 28, no Teatro Banzeiros, e encerra nesta sexta-feira, 29. O prefeito Hildon Chaves participou da solenidade de abertura na manhã de hoje.

Para o prefeito, a população ainda não percebeu a importância dos Conselhos Municipais de Educação. “Ele tem o papel de guardião, formulador e defensor das políticas públicas”, observou, destacando que “as políticas públicas para a educação têm que transcender todas as gestões, com definição do início e de qual o objetivo deve ser alcançado”.

As seis palestras que ocorrerão durante o congresso serão ministradas por representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME) de Goiás e nacional, do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Os temas discutidos são “Os Desafios da Educação Atual” e “A atuação dos Conselhos Municipais de Educação na Garantia do Direito à Educação”, quando será promovido um debate acerca dos assuntos atuais e a integração dos conselhos municipais. Será também incentivada a criação de conselhos nos municípios que ainda não possuem essa entidade.

“Neste congresso estão reunidos 31 conselhos do estado de Rondônia para fazer uma integração, uma troca de experiências entre os municípios, para cobrarmos das secretarias e dos prefeitos a efetivação e regulação de um Conselho de Educação atuante” esclarece Gláucia Negreiros,presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Velho.

Posse

Durante a abertura, foi realizada a posse dos membros da UNCME/RO para o biênio 2018-2020, tendo como coordenadora Gláucia Negreiros, atual presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Velho.

Fonte: Comdecom

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação